Estado destaca iniciativa privada em Seminário da Sudam
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Em solenidade na manhã desta quarta-feira (14), em Porto Velho, na abertura do Seminário Sudam Itinerante, o secretário-chefe da Casa Civil, Emerson Castro, disse que o Governo de Rondônia tem um projeto de desenvolvimento do estado para até 2030, contemplando indicativos de programas que podem ser aproveitados e até melhorado pela iniciativa privada.
Castro, que no ato representou o governador Confúcio Moura, falou às autoridades presentes, em especial ao superintendente de Desenvolvimento da Amazônia (Sudam), Paulo Roberto Correia da Silva, que interessa a Rondônia diminuir sua presença em temas e projetos que possam ser geridos pela iniciativa privada, estimulando a livre concorrência como estratégia para fomentar o desenvolvimento, e neste sentido a administração estadual tem feito grande esforço para interferir o mínimo possível nessas ações.
Paulo Roberto Correia da Silva, por sua vez, disse que sua intenção é dar uma nova “cara” à Sudam, criando e levando oportunidades para todos os estados e empreendedores da região. Ele citou o projeto do Grupo Minerva – Indústria e Comércio de Alimentos em Rolim de Moura, cuja obra do frigorífico, financiada com recursos da Sudam, será entregue nesta semana, com uma pauta de negócios e geração de empregos que vai trazer importantes resultados para a economia rondoniense.
Correia fez entender que nesse processo a Superintendência tem importantes parceiros como o Banco do Brasil (BB), Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Caixa Econômica Federal (CEF), Banco da Amazônia (Basa) e tantos outros organismos que atuam no fomento do setor produtivo da região amazônica com apoio da Sudam em projetos para a agricultura e pecuária, para a indústria e para o comércio.
SUDAM ITINERANTE
O projeto da Sudam Itinerante tem por objetivo divulgar as atrações de investimentos existentes para a região de sua influência, além de levar as políticas públicas do governo Federal aos estados menos desenvolvidos. Segundo a organização do seminário, o evento foi concebido para ser realizado de forma alternada, contemplando cada um dos estados da região, possibilitando a participação, não só dos agentes públicos, mas de empresas e da sociedade que integram a Amazônia.
O evento em Porto Velho cumpriu uma vasta programação com palestras dirigidas, destacando temas, como Potencialidades e Gargalos no Estado para Atrair Investimentos, proferida por Marcelo Thomé, presidente da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (Fiero); Incentivos do Governo do Estado de Rondônia para Atração de Investimentos e Incentivos Fiscais da Sudam para Atração de Investimentos para a Amazônia, entre outros.
Representantes dos bancos estatais – Edmar de Souza Bernardino, superintendente do Basa; Pio Gomes de Oliveira Júnior, superintendente regional do BB; Márcio Augusto de Lima Mourão, superintendente da CEF; e Luiz Antônio Pazos Moraes, chefe do Departamento Regional Norte do BNDES – também falaram de suas expectativas e do que suas instituições podem oferecer.
Depois de Porto Velho, o seminário será realizado em Rio Branco (AC), na próxima sexta-feira (16), com a participação de entidades que administram incentivos fiscais e financeiros, como Governo do Estado e as mesmas instituições bancárias estatais, além de entidades ligadas ao setor produtivo local, indústria, agricultura, comércio, micro e pequenas empresas, entidades de economistas, associação comercial e a sociedade local que também tem todo interesse na discussão de projetos de desenvolvimento para a região.
Ainda segundo Paulo Correia, a Sudam tem grandes desafios, e o principal deles é exatamente a reversão da lógica de aplicação dos recursos dos principais fundos de investimentos. Para ele é preciso destinar melhor esses investimentos, dando prioridade aos estados mais pobres da região, de modo que possam promover o desenvolvimento de suas bases produtivas rurais e urbanas.
A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.
Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!