Reunião define ações para prevenção e tratamento de dependentes químicos
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
A prefeitura de Ariquemes recebeu na manhã desta terça-feira (13) representantes da Superintendência de Políticas sobre Drogas (Sepoad) de Porto Velho juntamente com as Secretarias de Saúde (Semsau), Secretaria de Desenvolvimento Social (Semdes), para tratar de assuntos referentes ao planejamento, coordenação e execução da política estadual de prevenção do uso indevido de drogas e tratamento de dependentes químicos; articulação e integração com instituições e entidades para implantação de programas e projetos; fortalecimento e disseminação da cultura da paz na prática da não-violência.
Os eixos abordados foram sobre prevenção, tratamento, recuperação e reinserção social. Foram demonstrados os projetos e programas como " Projeto Acolher" que objetiva sensibilizar a população em situação de rua à aderir a rede de serviços socioassistenciais e de saúde, por meio da busca ativa e abordagem social, que consiste no contato direto ao público alvo em seu próprio ambiente (as ruas); pretende-se também identificar situações de risco pessoal e social associadas ao uso abusivo ou dependência de drogas.
Segundo Waldo Alves da Silva, superintendente da Sepoad, esta parceria com o Município é de suma importância para que as ações e os projetos sejam elaborados e executados para que se procure uma maneira de unir forças em consonância com as funções das campanhas de prevenção. " Escolhemos Ariquemes por considerarmos o Município com uma das melhores redes referentes à Assistência Social, Caps e o Conselho Municipal Antidrogas. O que precisamos neste momento é um voto de confiança com a implantação de nosso projeto, dentro da realidade do Município", expôs.
Participaram da reunião representantes da Sepoad (antes Sepaz), Secretário Municipal de Saúde, Secretária Municipal de Desenvolvimento Social, Centro de Atenção Psicossocial de Ariquemes (Caps), Comad, Igreja Quadrangular, Amorevi e Delegado Regional de Ariquemes.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!