Doação de aparelhos de inspeção à Sejus reforça segurança carcerária em Rondônia

Doação de aparelhos de inspeção à Sejus reforça segurança carcerária em Rondônia

Doação de aparelhos de inspeção à Sejus reforça segurança carcerária em Rondônia

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Para ampliar a segurança carcerária, o Governo de Rondônia recebeu a doação de mais de 200 equipamentos do Departamento

Penitenciário Nacional (Depen) para revista eletrônica no sistema prisional. Ao todo, o estado receberá três raios-X, 35 portais, 121 detectores manuais e 52 banquetas de inspeção íntima. A ação visa a eficiência das revistas, evitando a entrada de drogas, aparelhos telefônicos e armas, além de permitir a humanização no tratamento dado aos visitantes.

Um curso de capacitação para uso dos equipamentos foi realizado nesta segunda (5) e terça-feira (6).

O secretário estadual de Justiça, Marcos Rocha, explicou que os três raios-x serão destinados à Casa de Detenção Doutor José Mário Alves da Silva (Urso Branco), à Penitenciária de Médio Porte (Pandinha) e à Penitenciária Estadual Ênio dos Santos Pinheiro, todas em Porto Velho, enquanto os 35 portais detectores de metais estão sendo instalados nas unidades da Capital e do interior, seguindo cronograma de entrega. Os detectores manuais – aplicado em revistas pessoais, e as banquetas – equipamento que permite a revista da região pélvica sem a necessidade de desnudamento, devem ser distribuídos logo após a assinatura do Termo de Doação do Depen, que vistoriará as unidades prisionais.

A Sejus garante a cobertura desse serviço em todas as unidades prisionais, com a doação destes equipamentos e a compra de novos aparelhos através da ata de registro de preço do Depen. “Com a aquisição desses equipamentos pelo Depen, abriu a chance para comprarmos os mesmos equipamentos por um preço menor que o praticado no mercado”, afirmou Marcos Rocha, ressaltando que os equipamentos de segurança devem chegar a todas as unidades.

O curso de capacitação para uso dos aparelhos de segurança foi oferecido pelo Ministério da Justiça aos agentes penitenciários da Capital e interior, na Brinquedoteca da Casa de Detenção Doutor José Mário Alves.

O sistema prisional brasileiro foi representado pelo assessor-técnico do Depen, Marcos Rito, e a utilização dos equipamentos foi demonstrada por um técnico, que também fez a instalações de um pórtico e raios-x.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS