Palestra discute sobre a problemática dos índios cinta larga
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Nesta sexta-feira (01), às 9h, acontece a palestra sobre a situação dos índios cinta-larga em Rondônia, com o procurador do Ministério Público Federal (MPF) Reginaldo Trindade. O evento acontece no Palácio da Memória Rondoniense e faz parte das atividades relativas ao Primavera de Museus, organizado em Rondônia pela Superintendência da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer (Sejucel) e é aberto ao público.
O procurador do MPF fala que durante a conversa será contextualizada a problemática cinta-larga. “Quem são os índios Cintas-larga, onde eles vivem, a língua que eles falam e, principalmente, o drama deles em decorrência da exploração de recursos naturais das terras deles e a forma como o Governo Federal vem agindo em função disso”, explica Trindade.
O procurador também conta que a exposição tem o objetivo de levar conhecimento sobre esta situação à população e, eventualmente, sensibilizar representantes da sociedade para ajudar o MPF. “Existe um povo na Amazônia que está a beira da extinção. Discutir sobre isso é da maior importância e relevância para sociedade de Rondônia, onde este povo está localizado”, diz.
Para o superintendente da Sejucel, Rodnei Paes, debater sobre a questão indígena dentro dos aspectos culturais é importante para a produção de políticas públicas voltadas para estas etnias. “Em Rondônia há cerca de 60 grupos indígenas, com culturas diferentes, e pouco se conhece sobre eles”, conclui.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!