Jovens são capacitados ao mercado de trabalho
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Com o objetivo de qualificar e inserir os jovens de Rondônia no mercado de trabalho, o Governo de Rondônia realiza em parceria com o Governo Federal o Programa Projovem Trabalhador – Juventude Cidadã em 12 municípios de Rondônia, com a meta de promover a qualificação profissional de dois mil jovens.
No município de São Miguel do Guaporé, o programa formou 100 jovens com idade entre 18 e 29 anos, que receberam na última sexta-feira (25) os diplomas nas áreas de administração, construção e reparos, saúde e madeira e móveis.
Adelaide Fernandes, de 27 anos, recebeu o diploma do curso técnico de administração. Morando na zona rural de São Miguel do Guaporé com o esposo e tem como fonte de renda a comercialização do café que plantam, ela já visualiza um novo futuro. “Vou aplicar o que aprendi no gerenciamento e na expansão do nosso negócio com o café”, explicou.
O casal, Cleberson e Dieizi Storch, não perdeu a oportunidade de conquistar a qualificação profissional. Cleberson fez o curso de construção e reparos, área em que atua há seis anos. “Trabalho na área da construção civil, e o curso foi muito importante para o desenvolvimento do meu trabalho. Aprendi mais do que eu esperava, e sei que isso vai contribuir muito com o meu desempenho”, frisou.
Dieizi Storch fez o curso na área da saúde, estudando atendimento em farmácia, técnicas de enfermagem e atendimento laboratorial. Ela teve ainda a oportunidade de realizar o estágio no posto de saúde do município, onde pôde colocar em prática tudo que aprendeu. Para Dieizi, o curso profissionalizante é só o começo de um sonho. “Pretendo fazer um curso superior na área de saúde, e esse curso técnico foi só o começo para a realização de um projeto de vida”, destacou.
Para a secretária estadual de Assistência e Desenvolvimento Social, Valdenice Domingos, o programa é uma grande oportunidade para os jovens, com menos condições financeiras, de ter acesso a cursos de qualificação profissional e inserção no mercado de trabalho.
“O Projovem Trabalhador estimula e fomenta a geração de oportunidades de trabalho, negócios, inserção social e ainda promove a visão empreendedora dos jovens”, enfatizou.
O prefeito de São Miguel do Guaporé, Zenildo Pereira dos Santos, elogiou e agradeceu a iniciativa do Governo do Estado que, segundo ele, contribui decisivamente para o desenvolvimento do município. “A qualificação profissional é a solução para diversos problemas, como mão de obra qualificada, desemprego e inserção dos jovens no mercado de trabalho”, citou.
Na região do Vale do Guaporé, pelo menos 825 jovens concluíram a qualificação profissional e recebem seus diplomas até o final do mês de outubro. Ainda de acordo com Valdenice Domingos, meta do programa é inserir pelo menos 30% dos jovens capacitados no mercado de trabalho dos seus municípios. “Através da Seas é realizada a articulação com as prefeituras, empresariado e associações comerciais para que o mercado local contrate os jovens qualificados”, pontuou.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!