Ciclo de Palestras aproximou profissionais do Fisco e da Contabilidade
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
O 1º Ciclo de Palestras sobre “A Tecnologia da Informação e Seus Reflexos na Administração Tributária”, realizado em Porto Velho na última
segunda-feira (25), reuniu no Teatro Guaporé (Complexo Palácio das Artes) acadêmicos e profissionais das áreas contábil e fiscal do Estado de Rondônia. O evento, que aconteceu no Dia do Auditor Fiscal, foi um sucesso pela troca de experiências e pelo bom aproveitamento dos assuntos abordados e debatidos por autoridades, com a participação do público.
O Ciclo de Palestras foi realizado pelo Sindicato dos Auditores Fiscais de Tributos Estaduais de Rondônia (SINDAFISCO), em parceria com o Conselho Regional de Contabilidade (CRC/RO) e o Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas de Rondônia (SESCAP/RO), e teve o apoio da Federação nacional do Fisco (FENAFISCO) que foi representada no evento pelo diretor Charles Alcântara.
As abordagens seguiram em torno de assuntos como “Cruzamento de informações e o Fisco na era digital”, “O SPED e o seus reflexos nas malhas fiscais”, e “Contabilidade com qualidade e inteligência do Fisco”.
OS PALESTRANTES
- Márcio Massao Shimomoto, que é Advogado, Administrador de Empresas, Contador e Vice-presidente do Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas no Estado de São Paulo (Sescon/SP).
- Leandro Augusto Aleixo, que possui graduação nas áreas de Ciência da Computação, Direito e Pós-Graduado em Direito Tributário e em Informática Pericial. É Consultor e Advogado Tributarista e ex-Auditor Fiscal da Receita Estadual de Goiás.
- Anderson Aparecido Arnaut, que é Contador, Auditor Fiscal de Tributos Estaduais e Julgador de 1ª Instância do TATE – Tribunal Administrativo de Tributos Estaduais de Rondônia.
- Flaudemir Reis de Oliveira, que é Administrador e Especialista em Gestão de Sistemas e Auditor Fiscal de Tributos Estaduais. É gestor dos documentos eletrônicos da GEFIS – Gerência de Fiscalização e representante de Rondônia no GT (Grupo de Trabalho) do SPED Fiscal.
CONTRIBUIÇÕES
Para a contadora de Ji- Paraná, Kenia Freitas, o evento foi uma oportunidade ímpar para o esclarecimento de dúvidas existentes nos tramites que envolvem a relação setor contábil e fisco. “Foi muito enriquecedor, quando foram abordados assuntos relevantes para as nossas atividades resultando na otimização de nossa profissão”, disse a profissional.
E o estudante de Contabilidade, Fernando Torres, destacou que o ciclo de palestras serviu para ampliar a visão em relação ao papel do Fisco. “Minha compreensão até aqui era que o Fisco tinha o papel de perseguir os contadores, mas agora entendo que há uma postura voltada a orientar nos casos de correções de irregularidades”, disse Fernando.
O Presidente do SINDAFISCO, Mauro Roberto da Silva, disse que o evento foi uma oportunidade para aproximação entre as categorias contábil e fiscal, visando a troca de experiências, esclarecimentos e melhor compreensão das atividades distintas do Auditor Fiscal da Receita Estadual e do Contador, que exercem atividades complementares de forma integrada, em busca de soluções para o correto recolhimento dos tributos”.
Mauro ainda destacou a parceria com o CRC/RO e o SESCAP/RO – construções inéditas nas relações do Fisco com a sociedade e espera que tenha continuidade nos próximos eventos voltados a esses profissionais.
CONCURSO DE CRÔNICAS
No decorrer do evento foram premiados os ganhadores do 1º Concurso de Crônicas do Sindafisco, tendo como vencedores em primeiro lugar: Leide Daiane Nogueira Santos (de Pimenta Bueno) com o trabalho intitulado "Quem disse que sonhar não paga imposto?”; em segundo lugar: Gerson Zimmermann (de Cacoal), com o trabalho "O Garimpeiro e o Imposto"; e em terceiro lugar Raiane Tueste (de Porto Velho), com o trabalho "Para onde vai o meu imposto?”.
A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.
Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!