CAIXA apoia Portoagro e garante 80 mi para crédito rural
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
A Caixa Econômica Federal é uma das instituições financeiras que estará presente nos quatro dias (24 a 27 de setembro) da I Feira de Negócios e Tecnologias Rurais Sustentáveis de Porto Velho – Portoagro. A CAIXA tem como meta, somente para este período da feira, aplicar mais de R$ 80 milhões em linhas de crédito aos produtores rurais que pretendem custear ou investir na produção agrícola ou pecuária.
Além da CAIXA, Adélio Barofaldi, presidente da Associação dos Produtores Rurais de Rondônia (APRRO), salienta que juntas, as cinco instituições financeiras apoiadoras da feira - Banco do Brasil, CAIXA, BASA, Sicoob e Banco do Povo - devem aquecer a economia do município com mais de R$ 350 milhões para o crédito rural.
“A participação destas instituições na Portoagro, representa a potencialidade da nossa região. Mesmo ocupando lugar de destaque na produção agrícola, na pecuária e na piscicultura, a região estava carente de eventos dessa magnitude para fomentar o setor do agronegócio e que seja voltado a troca de tecnologias”, comenta Barofaldi.
Bruce Guerra, gerente regional da CAIXA, reforça que os produtores rurais já podem procurar qualquer uma das agências do banco e apresentar seus projetos para o custeio e investimento na pecuária e agricultura para o plano safra 2015/2016. Entre as vantagens aos produtores, ele destaca a linha de crédito do Inovagro, que contempla condições especiais para maquinários com tecnologia.
“O produtor que tem a intenção de adquirir uma colheitadeira, por exemplo, que agrega tecnologia de adubação e pastagem, pode ter esse maquinário incluído nesta nova linha de crédito, que possui taxas menores que a Moderfrota(Programa de Modernização da Frota de Tratores Agrícolas e Implementos Associados e Colheitadeiras)”, explica Bruce.
Ele reforça que nas linhas de investimento, a CAIXA trabalha com prazo para pagamento de até seis anos para os investimentos semi-fixos e até 12 anos para investimento fixo. Já no custeio, prazos de um ano para pecuária e até dois anos para a lavoura.
“Em função da Portoagro, os produtores rurais que já possuírem projetos de financiamentos para o Plano Safra 2015/16 e os apresentarem a uma das instituições financeiras que estarão na Portoagro, obtém na mesma hora o selo de prioridade nas agências bancárias. Com este selo, os cadastros podem ser analisados em até 30 dias”, complementa Adélio Barofaldi, presidente da APRRO.
Esta primeira edição da Portoagro vai acontecer no período de 24 a 27 de setembro, no Parque dos Tanques em Porto Velho com a entrada gratuita. São esperados nos quatro dias do evento, um público estimado de 60 mil pessoas. Já estão confirmadas as presenças de expositores da área de máquinas, implementos agrícolas, veículos, casas do ramo agropecuário, móveis e vários outros setores produtivos. Entre os expositores estão a Pronta Tratores, Guaporé Máquinas e Mamoré Máquinas, Saga, Raviera, Autovema, Rovema, Romancini Troncos e Balanças, Casa da Lavoura, Casa do Campo, Casa da Semente, Pica-Pau, Agroporto, Mesa Rosalino, Arte Ecoa, Suco Quero Mais e tantas outras empresas.
A 1ª Portoagro tem como parceiros o Governo de Rondônia, Assembleia Legislativa de Rondônia, Prefeitura de Porto Velho, Seagri, Conder, Semagric, Emater, Idaron, Ceplac, Sebrae/RO, Fiero, Fecomércio-RO, Faperon, Senar, Basa, Banco do Brasil, Banco do Povo, Caixa Econômica, Fetagro, Embrapa, Associação ABCZ, Sescoop/RO, Sicoob Norte e Sinpec.
Sobre a Portoagro
A 1ª Portoagro acontecerá na avenida Lauro Sodré, no Parque dos Tanques no período de 24 a 27 de setembro e funcionará no horário das 14h às 22h. Com uma área total de 94 mil metros quadrados, os organizadores estimam um público nos quatro dias de aproximadamente 60 mil visitantes. A entrada será gratuita.
Nesta primeira edição, a Portoagro contará com 64 estandes para empresas do setor do agronegócio para os setores de: veículos, motores, serviços agropecuários, insumos, tratores, equipamentos e implementos agrícolas.
Também contará com espaço para 30 expositores de artesanato e mais 30 expositores de agroindústrias familiares, todos oriundos da mobilização da Emater, Idaron, Seagri e Semagric que envolverá produtores de agricultura familiar da região norte do estado (Itapuã D´Oeste, Candeias do Jamari, Porto Velho, Nova Mamoré e Guajará Mirim).
Dentro da programação, serão realizadas oficinas de gastronomia com pescados; pirarucu, pintado e tambaqui para incentivar a produção, preparo e comercialização em Porto Velho.
A feira terá um viés social com os restaurantes sendo dirigidos por entidades sociais como é o caso da Apatox de Porto Velho e a Associação Casa Família Rosetta.
Os produtores que tiverem interesse em adquirir seu estande podem fazer contato com os organizadores da feira no seguinte endereço: avenida Calama, 1383 - São João Bosco, Porto Velho; pelos telefones (69) 3216-9610 - Samantha ou Andrea, (69) 9292-0069 (Aroldo), 8416-1030(Licério) e 9968-2560 (Nogueira), ou ainda pelo e-mail : portoagro2015@gmail.com. Maiores informações no site oficial da feira www.portoagro.org.br
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!