Vacinação antirrábica acontece neste sábado
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
A Campanha de Vacinação Antirrábica de cães e gatos acontecerá em Porto Velho neste sábado, dia 5 de setembro, em escolas municipais, estaduais, igrejas, associações de bairro e algumas residências voluntariadas espalhadas por toda a cidade. Com a meta de vacinar 60 mil animais, a campanha é realizada pela Secretaria Municipal de Saúde por meio do Departamento de Controle de Zoonoses (DCZ).
Todas as pessoas que tem cães ou gatos devem levar seus animais a um dos mais de 110 postos de vacinação que estarão disponíveis em todos os bairros de Porto Velho. Poderão ser vacinados cães e gatos com idade acima de 90 dias e acompanhados da carteirinha de vacinação. Caso o animal ainda não tenha a carteirinha, ela será emitida no ato da vacinação. Esta etapa é específica para a área urbana de Porto Velho, com os postos funcionando entre 08h e 17h. Nos distritos, vilas e demais áreas rurais, a vacinação acontecerá gradativamente com visitas domiciliares durante o ano. O comparecimento é importante, pois a vacinação é o único método de prevenção contra o vírus da raiva.
Segundo Rodrigo Golin, chefe do DCZ, mais de 600 pessoas entre funcionários e colaboradores estarão envolvidas na organização e aplicação das vacinas. Ele afirma que as campanhas anuais têm sido eficazes na contenção da doença, visto que o último caso de raiva em cães em Porto Velho foi registrado no ano de 2002. Na campanha realizada em 2014 foram vacinados mais de 48 mil animais, mas neste ano a meta é superar 60 mil doses aplicadas em todo o município.
Rodrigo orienta ainda que o cão ou gato a ser vacinado esteja sob cuidado de adolescentes ou adultos, pois uma criança não tem o controle necessário caso o animal fique inquieto. O uso de focinheiras também é recomendado para evitar eventuais descontroles por parte do animal, pois a contenção do bicho de estimação é de responsabilidade de seus donos.
As pessoas que não puderem comparecer nos postos no dia 5 poderão levar seu cão ou gato ao DCZ de segunda a sexta-feira, em horário comercial, para a aplicação da vacina. Mais informações podem ser obtidas por meio dos telefones (69) 3901 2874 e (69) 3901 2878.
A raiva, ou hidrofobia, é uma doença contagiosa e letal causada por vírus que compromete o sistema nervoso do animal infectado. O contágio em seres humanos se dá através de mordidas, arranhamentos ou até mesmo de contato da saliva do animal em lesões na pele de um outro animal ou pessoa. Entre os sinais que demonstram a presença da raiva estão a agressividade, salivação, aversão a luz e água, isolamento e paralisia traseira.
A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.
Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!