Junta Comercial e prefeituras firmam acordo para ajudar empresas
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Um convênio firmado entre a Junta Comercial do Estado (Jucer), Associação dos Municípios de Rondônia (Arom) e Serviço de Apoio às Micro e
Pequenas Empresas (Sebrae) vai agilizar o processo de abertura e legalização de empresas em todo o estado. As partes atuarão para a implantação efetiva da Rede Nacional para a Simplificação de Registro e Legalização de Empresas e Negócios (Redesim) para estimular a economia nos municípios.
Na prática, os signatários do acordo ficaram responsáveis por contribuir para que o sistema Redesim funcione plenamente. A ferramenta será alimentada pelo banco de dados Sigfácil, que reúne informações dos municípios e está sob responsabilidade da Arom.
“Este é um marco importante para a economia da região. O Estado vai ajudar ainda mais o empresário”, comemorou o presidente da Jucer, Vladmir Oliani. O órgão, segundo ele, cumpre uma orientação de governo, que é difundir a cultura da desburocratização e facilitar a operacionalização dos empreendimentos.
O prefeito de Machadinho do Oeste e presidente da Arom, Mário Alves da Costa, define o acordo como a consolidação cooperação e a concretização de um sonho por contribuir para que os municípios sejam tratados de forma adequada.
“É dos municípios que vêm a arrecadação. A burocracia dificulta a vida de quem quer empreender. Agora, avançamos para simplificar tudo”, argumentou. Mário Alves citou ainda casos de prefeituras que estão sendo inviabilizadas porque os negócios que melhorariam arrecadação são travados pelo excesso de detalhes previstos na legislação.
POTENCIAL PRODUTIVO
O presidente da Arom afirmou ainda que as ações decorrentes da cooperação, como a que foi firmada com a Jucer e Sebrae, são a solução para escapar da falta de agilidade no atendimento às empresas. Ele chamou a atenção para a carência de técnicos que identificar o potencial produtivo de cada região.
Interventores do Sebrae Rondônia, Carlos Berti Niemayer e Samuel Silva Almeida, anunciaram que serão promovidas oficinas para qualificar as lideranças empresariais, inclusive para que possam participar de compras públicas e alavancar os negócios dos municípios.
Segundo Berti, a partir da efetiva implantação do Redesim, os municípios poderão acompanhar a situação das empresas locais, terão mais facilidades para registrar empresas. Como consequência, também arrecadarão mais.
O sistema Redesim, segundo Vladmir Olani, traz impacto positivo para a sociedade como fator facilitador dos empreendimentos. Ele afirmou que Rondônia tem a vantagem do pioneirismo na utilização deste mecanismo, mas buscou apoio no formato utilizado pelo estado de Alagoas, onde a ferramenta produz mais resultados positivos.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!