O objetivo da campanha é de alertar e orientar a população sobre a prevenção e detecção da doença.
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
A Prefeitura do Município de Monte Negro através da Secretaria Municipal de Saúde (SEMUSA) está promovendo na segunda quinzena do mês de agosto a campanha da luta contra Hepatites Virais B e C. O objetivo da campanha é de alertar e orientar a população sobre a prevenção e detecção da doença.
O teste rápido pata a detecção da Hepatite B e C poderá ser realizado na Unidade de Saúde da Família de Monte Negro (postinho), localizado na Rua Carlos Chagas nº 2323 Setor 01, de segunda a quinta feira de 7:30 ás 12:00 das 14:00 ás 17:30 e nas Sextas feiras 7:30 ás 13:30h. Além do teste de hepatite B e C também estaremos realizando testes rápidos para HIV e Sífilis, orientações e vacinas.
O teste é sigiloso e gratuito
De acordo com Ministério da Saúde as hepatites virais B e C são um grave problema de saúde pública no Brasil e no mundo, sendo uma das principais causas de transplante hepático. Os vírus B e C podem causar inflamação crônica do fígado, normalmente sem sintomas, evoluindo para cirrose hepática e câncer de fígado.
A transmissão pode ocorrer por meio de relações sexuais desprotegidas; da mãe infectada para o filho; do compartilhamento de material para uso de drogas (seringas, agulhas, cachimbos), para higiene pessoal (lâminas de barbear e depilar, escovas de dente, alicates de unha ou outros objetos que furam ou cortam), para confecção de tatuagem e colocação de piercings; de acidentes com material biológico (para os profissionais de saúde e outros); e de transfusão sanguínea realizada antes de 1993.
O diagnóstico precoce da doença tem grande importância na redução da transmissão, no acesso ao acompanhamento clinico e tratamento medicamentoso (com possibilidade de cura) e na melhoria da qualidade de vida dos pacientes.
A hepatite B crônica pode ser prevenida pela vacinação – disponibilizada gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde – para todas as pessoas até 49 anos e para grupos de maior vulnerabilidade. Até o momento, não existe vacina disponível para hepatite C.
Silenciosa, mas perigosa. Hepatites. Não fique na dúvida, faça o teste!
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!