Conselho Estadual dos Direitos da Mulher é efetivado no estado
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Rondônia deu posse ao primeiro Conselho Estadual dos Direitos da Mulher (CEDM) na tarde dessa quarta-feira (19), no auditório do Ministério
Público Federal do Trabalho, em Porto Velho. Foram empossados pelo vice-governador, Daniel Pereira, titulares e suplentes representando o estado e a sociedade civil.
Ao todo são 24 conselheiros que assumiram a responsabilidade de defender o direito da mulher rondoniense pelo período de dois anos. A representante do Ministério Público, promotora Lânia Garcia, salientou a necessidade de conscientização de todos os conselheiros sobre a importância do papel exercido pelo colegiado, e convocou a todos para um seminário de avaliação antes do término do mandato. Segundo ela, o estado sozinho é impotente para transformar, por isso a importância da ação do Conselho.
Além da promotora e do vice-governador, participaram do evento a secretária de Assistência e do Desenvolvimento Social, Valdenice Ferreira; e a adjunta, Marionete Assunção, além do representante da Emater, Alexandre Aguiar. Daniel Pereira lembrou que a ação do Conselho se estende s áreas urbanas e rurais, e apontou como positiva a presença de entidades rurais.
Valdenice Ferreira disse que agora pode continuar sonhando com a construção da Casa da Mulher Brasileira em Porto Velho, onde há atendimento humanizado para as mulheres vítimas de violência, e existe espaço para acolhimento, apoio psicossocial, cuidado de crianças e outros benefícios necessários. A secretária destacou que a Seas já está buscando recursos com esse objetivo.
Foram empossados os seguintes membros da Seas: Oneti Maciel Alves e Adriana Borges de Andrade Souza; da Sesau: Delcy Mazzarelo Cavalcante da Costa e Vanda Fernandes Arruda Braga; da Seduc: Josélia Ferreira da Silva e Juceli da Costa Santos; da Sesdec: Márcia Cristina Gazoni e Regeane Rosa Freitas Ferreira; da Seagri: Artemize Gomes Santiago e Emilian de Fátima Pinto dos Santos; da Emater: Irisvone Luiz Magalhães e Vânia Conceição Rodrigues da Silva; do Conselho Regional de Serviço Social: Carlos Henrique Gomes Souza e Ieza Ferreira de Carvalho; do Instituto da Mulher Rondoniense: Maria Auxiliadora Souza Araújo e Rosilene Alves dos Santos; da Federação dos Trabalhadores na Agricultura de Rondônia: Isabel Soares Lopes de Oliveira e Rosileia da Silva Inácio; da Cooperativa Açai: Maria Dalvani de Souza e Maria Antônia Oliveira Chaquiam; da Associação Articuladora de Mulheres Empreendedoras de Rondônia: Sônia Maria dos Santos Pereira e Kelen Cristina dos Santos Ferreira; e do Instituto da Mulher em Ação de Rondônia: Jorgeth Santos Ferreira e Patrícia Daniele dos Anjos Melo.
Após a solenidade de posse os conselheiros realizaram a primeira reunião para tratar de assuntos pertinentes à formação da Diretoria e das Conferências Municipais de Políticas para as Mulheres, já em andamento em algumas localidades; e a Conferência Estadual, que acontecerá nos dias 7 e 8 de dezembro.
A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.
Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!