Fiero capacita indústria moveleira para vendas no exterior
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
O curso “Prospecção mercadológica internacional para indústria moveleira”, mais uma iniciativa da nova gestão do Centro Internacional de
Negócios (CIN) com apoio da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia – Fiero acontece no próximo dia 28 de agosto, no centro de convenções da Casa da Indústria, às 19 horas, tendo como facilitador a especialista em Comércio Exterior Beatrice Mayer.
No ponto de vista do presidente do Sistema Fiero, Marcelo Thomé é crescente a demanda interna por móveis fabricados em Rondônia e ao mesmo tempo, parte dos produtos ganha mercado em outros Estados, aumentando o número de empresas ligadas à indústria de móveis local. Thomé observa que a característica marcante da indústria moveleira é o seu caráter artesanal em que a maioria trabalha atendendo a demandas individuais por encomenda.
“O mercado é amplo, tanto nacional, quanto internacional, porém, verifica-se uma fraca integração das empresas com mercado e instituições de apoio. Um dos nossos objetivos é mudar este cenário” disse. “Com relação ao potencial para alcançar novos mercados, o curso que o CIN vai realizar tendo como foco o segmento de móveis, é imprescindível a participação dos empresários do setor” afirmou o presidente da Fiero.
O presidente do Sindicato das Indústrias de Moveis Planejados em Madeira, Painéis de Compensados, Aglomerados, MDF e Resinas de Plástico do Estado de Rondônia (Sindimóveis/RO), José Carlos de Moura Lopes ressaltou o apoio da Federação das Indústrias na realização de mais um curso cuja abordagem é voltada à temas relevantes e de interesse dos empresários do segmento.
O líder sindical fez questão de exaltar a parceria de longa data com a Fiero que tem trazido consultores de outros estados para capacitar à classe empresarial de todos os segmentos produtivos.
Na análise da coordenadora do Centro Internacional de Negócios da Fiero, Janaina Maltez, existem limitações para atender aos mercados internacionais, sendo as principais dificuldades de acesso ao mercado externo, a falta de conhecimento dos procedimentos para exportação; excesso de burocracia alfandegária e tributária; elevados custos de embalagens, transporte interno, armazenagem, manuseio portuários e de frete internacional; dificuldades em fixação de marcas de produto local; falta de padronização e qualidade dos produtos; falta de produção em escala, para atender demandas de maior volume, com regularidade.
Janaina acrescenta que a consultora Beatrice Mayer, com formação em Administração com habilitação em comércio exterior pela Universidade do Vale do Itajaí; mestrado em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina e com especializações na área de consultoria organizacional e marketing, vai abordar estes e outros temas durante o curso.
A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.
Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!