Câmpus do IFRO se adapta para atender comunidade surda

Câmpus do IFRO se adapta para atender comunidade surda

Câmpus do IFRO se adapta para atender comunidade surda

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

 O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Câmpus Cacoal, atento às necessidades de todas as pessoas e

considerando a mobilização da comunidade surda no Brasil, tem se preparado para promover acessibilidade a futuros alunos surdos que poderão ingressar no Câmpus.

O primeiro passo foi a convocação para compor o quadro de servidores do Câmpus a intérprete Michelle Ayres Abreu, que tomou como primeira medida a identificação dos setores também por meio do alfabeto da Língua Brasileira de Sinais (Libras). Assim, qualquer pessoa com deficiência auditiva que ingressar ou visitar o Câmpus saberá se localizar.

Além disso Michelle planeja desenvolver em breve o projeto “LIBRAS: APRENDENDO A  COMUNICAR-SE COM AS MÃOS” que será ofertado a todos os alunos do cursos Integrados (Agroecologia e Agropecuária),  no período de outubro a novembro de 2015, com o objetivo de disseminar conhecimentos que garantirão ainda mais o acesso e a comunicação entre ouvintes e surdos na sociedade.

“Existem diversas acessibilidades e quando falamos da acessibilidade comunicacional nos direcionamos especialmente aos surdos. Trata-se de dar condições de igualdade por meio da língua para o surdo”, ela explica.

De acordo com Michelle “graças às lutas dos surdos, intérpretes e a sensibilidade do IFRO, a acessibilidade tem sido promovida. Esta é uma maneira de atrair estes jovens e colaborar neste processo em que nossos deficientes sejam reconhecidos e valorizados, mostrando que a nomenclatura ‘deficiente’ não significa que eles são inválidos ou incapazes. Até por que todos nós temos nossas incapacidades”, argumenta.

Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS