Audiência no Tribunal de Justiça discute melhorias para o sistema prisional

Audiência no Tribunal de Justiça discute melhorias para o sistema prisional

Audiência no Tribunal de Justiça discute melhorias para o sistema prisional

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

 A Secretaria de Justiça (Sejus) participou na tarde dessa terça-feira (4) da audiência no Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia, que teve

como principal objetivo discutir a redução da superlotação nas unidades prisionais do Estado, melhorar a qualidade do atendimento ao reeducando, reduzir a reincidência dos crimes e melhorar a qualificação da pena.

Segundo o secretário da Sejus, Marcos Rocha, uma das maneiras de diminuir a superlotação nos presídios é humanizar o processo de cumprimento de pena e estabelecer audiências de custódia.

“As audiências de custódias são implantadas em poucos estados brasileiros e seriam aplicadas em Rondônia devido a quantidade de reeducandos que o Estado tem cumprindo pena, em especial os apenados provisórios, os quais estão aguardando julgamento. Com isso, diminuiria a quantidade de apenados provisórios, além de reduzir os gastos que o estado tem com o reeducando”, explica Rocha.

Estabelecendo tais audiências, os praticantes dos crimes chamados de menor potencial ofensivo, a exemplo dos crimes de transito e estelionato, poderão ser submetidos a medidas alternativas ao cárcere. Dentre as alternativas está a prestação de serviços a comunidade e a monitoração eletrônica feita com a tornozeleira.

A ideia do Departamento Penitenciário Nacional (Depen) é financiar a instalação de centrais de alternativas penais, capitaneadas com o executivo e em parceria com o judiciário, isto é, serviços ofertados pelo governo em parceria com a Justiça para diminuir a entrada de pessoas no sistema prisional enquanto provisório.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS