Profissionais recebem capacitação sobre manipulação de alimentos
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Preocupada com a qualidade e segurança dos alimentos manipulados e oferecidos aos consumidores das áreas de saúde e educação da região, a Prefeitura de Ariquemes, por
meio de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde (Semsau) e Secretaria Municipal de Educação (Semed) realizou dois dias de palestras nos dias 21 e 22 de julho, com o intuito de capacitar os profissionais que atuam com a manipulação e distribuição de alimentos, direcionadas as sete escolas rurais do Município, a escola Aldemir Lima Catanhede, as cinco creches municipais, as escolas de ensino infantil, Chapeuzinho Vermelho, Eva dos Santos e Pingo de Gente, além dos profissionais do Hospital Municipal de Ariquemes e Hospital Municipal da Criança, cozinheiros da Cozinha Industrial e distribuidores, respectivamente.
Cuidados com alimentos, higiene e saúde foram os pontos de destaque da palestra intitulada “Boas Práticas de Manipulação de Alimentos” ministrada pela Nutricionista Rosiley Nunes Viza Araújo que discorreu sobre os cuidados e as práticas essenciais de higiene desde a escolha até o consumo final do produto.
A educadora nutricional abordou a importância da higienização do ambiente onde a comida vai ser preparada e armazenada, e classificou os tipos mais comuns de contaminação, Contaminação Cruzada e a Contaminação por Exposição.
A segunda palestra foi ministrada por Rodrigo Perez Pedroti, diretor de Vigilância Sanitária, onde foram discutidas questões sobre contaminantes alimentares, doenças transmitidas por alimentos, manipulação higiênica dos alimentos e Boas Práticas. Todas as peças, maquinários, equipamentos e materiais utilizados devem ser de fácil higienização; o local e materiais devem ser limpos logo após o uso e/ou quantas vezes forem necessárias, entre outras recomendações.
Para aqueles que não puderam estar presentes nestes dias, prosseguirá outra capacitação no segundo semestre que atenderá os demais e receberão certificado de 10 horas.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!