Sebrae Promove Reunião com Proprietários de Balneários
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
As opções de turismo de lazer são pouco divulgadas em Porto Velho, já que grande parte das pessoas que vêm conhecer a capital está aqui para trabalhar por um período, ou
passa para visitar parentes. Esses visitantes, por falta de conhecimento, não encontram tantas opções de divertimento e, para vencer o calor, preferem ambientes refrigerados.
A ausência de informação é decorrente da falta de um trabalho de marketing por parte dos empreendedores do turismo local. Além da falta de divulgação, as empresas que se dedicam a oferecer distração aproveitando a natureza também enfrentam problemas de licenciamento ambiental e de gestão.
De fato, alguma atenção básica precisa ser dedicada a esses negócios, que possuem grande potencial de se tornar produtos que agradem os visitantes da cidade e que atendam a seus residentes com maior qualidade. Os proprietários de balneários sabem da real capacidade de seus empreendimentos e procuram transformar suas expectativas em ações práticas que trazem retorno financeiro.
Atentos a essa tendência, a Prefeitura Municipal de Porto Velho, através da Coordenadoria Municipal de Turismo, e o Sebrae reuniram-se com os empresários levando a ideia de aprimorar as formas de explorar tal mercado.
Cléris Jean gestor do Projeto Setorial de Serviços do Sebrae, apresentou alternativas para o aprimoramento administrativo dessas empresas e, juntamente com Camila Canova, coordenadora municipal de turismo ofereceu opções de como o Sebrae pode melhorar a administração de restaurantes e bares em balneários.
Numa construção de consenso foram apresentadas três opções de cursos e um total de 300 horas de consultoria a serem partilhadas pelos participantes. Após discussão sobre horários e dias da semana, ficou programado o curso “Turismo, Lazer e Sua Aplicação para os Negócios” no mês de setembro.Para outubro, decidiram por um curso de marketing, e em novembro, de gestão financeira, todos com carga de 16 horas.
Para Raimundo Bitencourt, do Balneário Bebel, no Km 42 da BR 364, sentido Acre , o projeto do Sebrae vai ajudá-lo muito, porque quer aproveitar a consultoria para obter instruções sobre como providenciar seu licenciamento ambiental. Para o casal Ludovico Swinka e Maria Voitena, do Balneário do Baiano, no Km 6 da BR 364, sentido Acre, a expectativa é melhorar seus procedimentos de gestão.
O maior interesse de Ivonar Souza Júnior e sua esposa Lene, do tradicional e conhecido Balneário do Souza, no Km 38 da BR 364 sentido Acre, reside na parceria que poderá fazer com o Sebrae e a Prefeitura para aprimorar seus conhecimentos e estudar meios de expandir suas instalações.
O Sebrae estará aguardando novas adesões, estiveram presentes 15 empresas, e a programação é destinada a até 25 pessoas jurídicas. Para mais informações, contate o call center 0800 570 0800, ou envie o e-mail para cleris.kussler@ro.sebrae.com.br.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!