Patrimônio histórico, arte popular e identidade cultural local

Patrimônio histórico, arte popular e identidade cultural local

Patrimônio histórico, arte popular e identidade cultural local

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Nesta próxima terça-feira, 14, estará acontecendo no auditório da Câmara de Vereadores de Guajará-Mirim, a palestra “Patrimônio Histórico, Arte Popular e

Identidade Cultural Local”, proferida pelo Artista Plástico e Carnavalesco Ariel Argobe, que é graduado em Artes Plásticas e História da Arte pelas Faculdades Integras Bennett, Rio de Janeiro, RJ. Ariel Argobe também é do quadro técnico da Fundação Universidade Federal de Rondônia e colaborador no Projeto de Extensão Gestão Social: fundamentos para a gestão, planejamento e governabilidade de projetos, que promove a palestra.

O Artista Plástico Ariel Argobe foi Secretário Municipal de Cultura, Esportes e Lazer de Porto Velho, no primeiro mandato do Prefeito Roberto Sobrinho e, como membro do Grupo Cidade, Cultura e Inclusão (GCCI), coletivo que reúne mestres da cultura popular, artistas, professores e intelectuais que compartilham a preocupação com o gerenciamento e os rumos da cultura no Município de Porto, discutiram e defenderam a extinção da Secretária Municipal de Cultura, e a criação da Fundação Iaripuna, instituição responsável pela condução das políticas culturais na capital rondoniense.

Em Guajará-Mirim, Ariel Argobe fez parte da primeira composição de secretários municipais do atual prefeito, assumindo a Secretaria Municipal de Cultura, Esportes, Lazer e Turismo, sendo exonerado do cargo oito meses após assumir a pasta, por conta do distanciamento ideológico defendido pelo artista para pasta da cultura, e os rumos empreendidos pelo Palácio Pérola do Mamoré.

A palestra “Patrimônio Histórico, Arte Popular e Identidade Cultural Local” é destina para o grande público, de modo geral, e muito particularmente para brincantes e mestres e brincantes da cultura popular (bois-bumbás, blocos carnavalescos, quadrilha junina, dentre outros), artistas plásticos, músicos, grupos de teatro e dança, artesãos, universitários e professores de arte, dentre outros profissionais do segmento cultural.

 

O Projeto de Extensão Gestão Social: fundamentos para gestão, planejamento e governabilidade de projetos é coordenado pelo Prof. Dr. Dorosnil Alves Moreira, do Departamento Acadêmico de Ciências Sociais e Ambientais da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Campus de Guajará-Mirim, e tem como parceiros, a Secretaria Regional de Planejamento e Gestão do Governo do Estado de Rondônia e Câmara Municipal de Vereadores de Guajará-Mirim.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS