A Secretaria Municipal de Saúde faz um alerta sobre o alto índice de malária no município, que ainda é preocupante.
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
A Secretaria Municipal de Saúde faz um alerta sobre o alto índice de malária no município, que ainda é preocupante. Para combater a doença, um mutirão será realizado na cidade, na busca ativa de casos de malária com visitas de casa em casa pelos agentes de saúde, furando o dedo de todos os moradores. Joana Sena, apoiadora municipal para o controle da malária, informa que o mutirão vai acontecer no período de 6 a 17 de julho.
De acordo com o secretário municipal de Saúde, Andriw Jeferson, o objetivo é identificar os casos de malária de pessoas com e sem sintomas da doença, sendo necessário que todos façam o tratamento completo contra a infecção. “Embora tenham ocorrido avanços no controle da doença, a situação ainda é preocupante no município”, explicou o titular da pasta.
O prefeito Francisco Sobreira (Careca) participou de uma reunião com o secretário de Estado da Saúde de Rondônia, Willames Pimentel, ficando esclarecido que Candeias do Jamari é o único município do Estado, classificado de ALTO RISCO com a incidência parasitária anual de 64 casos a cada mil habitantes, estando ainda em segundo lugar no ranking com o maior número de casos
De 13 de julho a 12 de agosto vai acontecer a Força Tarefa para as ações de borrifação intradomiciliar e termonebulização nos bairros onde existe maior indício da doença. O objetivo é cobrir 100% dos imóveis com as referidas ações. "É importante ressaltar que não adianta a Prefeitura fazer a parte dela e o habitante não colaborar com a ação", ressalta o prefeito Careca, convidando a todos para vencer essa batalha durante a realização de mais uma força tarefa.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!