Financiamento para chacareiros é discutido em reunião
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
O Banco da Amazônia – Basa, em parceria com a prefeitura de Jaru, realizou na noite da ultima terça-feira (30), no auditório da Associação Comercial e Industrial – ACIJ, uma reunião com membros da Associação dos Produtores Rurais e Chacareiros do município de Jaru - ASPROCHACRA.
O objetivo do encontro foi esclarecer para os chacareiros sobre as linhas de créditos disponibilizadas pelo banco para fomentar a produção do setor. O Basa dispõe de 8 milhões de reais do Programa Nacional da Agricultura Familiar – Pronaf, para investimentos no setor produtivo do município.
O gerente do Basa em Jaru, Orácio Pedro Alcântara explicou aos chacareiros que para obter o crédito, primeiro precisa procurar a Emater e se informar sobre os critérios e documentação necessária.
O município conta com 247 chacareiros urbanos, que produzem entre outros, hortaliças, frango, milho, feijão, batata doce e leite. A produção é toda comercializada e garante a renda dos produtores.
O presidente da ASPROCHACRA, Claudinei Ribeiro, destacou que a independência dos chacareiros começou a partir do momento em que os produtores se organizaram para garantirem investimentos que irão melhorar a produção. “Hoje podemos fazer financiamento. Antes não podíamos nem falar em financiar”, comemorou Claudinei.
De acordo com o secretário de agricultura, Roberto Gonçalves, os chacareiros produzem alimentos que sustentam milhares de famílias jaruenses. “A nossa intenção é levar conhecimento sobre as vantagens que estão disponíveis na instituição bancária para atendê-los”, explicou.
Para a prefeita, Sonia Cordeiro, o chacareiro estruturado passa a ter uma visão de empreendedor e a partir disso fomenta a economia do município. “Organizados como entidade representativa tem mais facilidade de obter os benefícios”, frisou.
O vice-prefeito Inaldo Pedro Alves, destacou que Jaru está em pleno desenvolvimento. “Nós temos três laticínios, um frigorifico e muita gente ordeira que trabalha incansavelmente para fazer de Jaru um município melhor”, disse.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!