Deputado Alex Redano afirma que o assunto deve ser esclarecido logo
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
O deputado Alex Redano (SD), que alertou na Tribuna da Assembleia Legislativa a “venda” de sangue pelos hemocentros oficiais do governo para hospitais particulares, no intuito de esclarecer definitivamente sobre o assunto, requereu Audiência Pública no Plenário da Assembleia. A Audiência será hoje (29) partir das 14 horas.
Segundo Redano, a cobrança está amparada em lei, porém, deveria, antes de ser colocada em prática, ter sido amplamente divulgada e discutida com a população e com a classe médica. Da forma que foi feita - na opinião do parlamentar – foi um tiro no pé, pois pode afugentar os doadores.
Segundo o parlamentar, os bancos de sangue da rede pública estão cobrando mais de 400 reais pelo litro de sangue requisitado pelos hospitais particulares. Os bancos de sangue não estão fazendo a cobrança quando a utilização é feita pelos hospitais da rede pública, quando solicitado pelo SUS.
Alex disse que a cobrança, feita em todo o Brasil, não só em Rondônia, já está trazendo consequências ruins para a rede hospitalar de uma forma em geral. Os doadores, informou o deputado, já estão se mobilizando para deixar de doar sangue.
Várias autoridades da área da saúde foram convidadas para a audiência, inclusive o diretor do Hemocentro.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!