Diretoria do SINDSBOR realiza palestra em faculdade
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
O presidente e o vice - presidente do SINDSBOR (Sindicato dos Seringueiros e Soldados da Borracha do Estado de Rondônia), José Romão Grande e George Teles " Carioca", ministraram na noite de
terça feira (16), uma palestra para acadêmicos do curso de Direito da Faculdade FAA, na cidade de Ariquemes - RO, onde contaram para os participantes como foi a trajetória dos soldados da borracha e ex - combatentes da II Guerra Mundial.
Durante a palestra, José Romão contou como foi sua vivência e de seus amigos de profissão, nos seringais do estado e destacou a luta de todos para a criação de Porto Velho e de Rondônia.
"Carioca" contou aos acadêmicos toda a importância que o sindicato tem com os soldados da borracha, que antes viviam desamparados e não tinham ninguém, que lutasse pelos seus direitos.
"Quero deixar claro, que o SINDSBOR luta por todos os seus filiados, e acompanha de forma rígida os processos judiciais que estão tramitando na justiça de Rondônia e no Supremo Tribunal Federal em Brasília. É mais do que justo, que esses homens recebam seus benéficos e que possam desfrutar de uma boa aposentadoria, depois de tanto trabalho e de serem os responsáveis pela principal fonte de economia que a região tinha na época, que era o látex (borracha), material extraído da seringueira”. Ressaltou "Carioca".
A luta do SINDSBOR ultrapassou fronteiras e sua diretoria foi até a capital americana, Washington, foi conseguido, junto à corte interamericana, o ganho de uma causa judicial, que correspondia ao um processo de violação dos direitos humanos.
"Carioca" deixou claro que, esses trabalhadores merecem muito respeito e tem que ser beneficiados logo, pois a maioria está com a idade avançada e como a justiça é lenta, os ganhos de causa podem sair, quando eles não puderem mais fazer gozo do benefício.”
O vice - presidente do sindicato, “Carioca” deixou para o coordenador do curso de direito, documentos para serem analisados e estudados para os acadêmicos.
A direção do SINDSBOR, finalizou que está com projetos junto a Prefeitura de Porto Velho, através da SEMA (Secretaria de Meio Ambiente), para criação do Memorial do Soldado da Borracha, que será construído no Parque Circuito de Porto Velho, homenagem essa mais do que justa.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!