Prefeitura paga aluguel de casa para o CMDCA fazer apenas uma reunião por mês
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) do município de Ouro Preto do Oeste foi criado para propor, deliberar e acompanhar as políticas públicas em prol das crianças e dos adolescentes no Município, atendendo às diretrizes do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), que vão desde a apresentação dos princípios das políticas de atendimento a essa população até a criação de instrumentos de controle e participação social. O CMDCA é composto por representantes do poder público e da sociedade civil que realizam um trabalho voluntário no município de Ouro Preto em prol da melhoria na qualidade de vida das crianças e adolescentes. Uma das suas funções é a captação de recursos para o Fundo da Infância e da Adolescência – FIA e é um órgão paritário, formado por membros do Governo Municipal indicados pelo prefeito municipal, e membros da sociedade civil, eleitos em Assembléia de representantes das entidades registradas no CMDCA.
RESIDÊNCIA QUE ABRIGA O CMDCA SEM QUALQUER IDENTIFICAÇÃO
O CMDCA reúne seus membros uma vez por mês em uma residência localizada na Avenida Daniel Comboni nº. 2243, bairro Jardim Bandeirante, próximo ao Ginásio de esportes. O que chama atenção é que poucas pessoas sabem o que funciona naquele local já que existe na parede apenas um pequeno cartaz de uma campanha publicitaria sobre o abuso de crianças. O aluguel da residência que segundo informação extraoficial gira em torno de R$ 1.200,00 (hum mil e duzentos reais) é pago pela prefeitura através da Secretaria Municipal de Assistência Social – Semas, além de pagar pelo monitoramento eletrônico a uma empresa particular de segurança, um desperdício com o dinheiro do povo se for levado em consideração que o local só é utilizado uma vez por mês, quando os membros poderia se reunir em outro local público como exemplo uma sala no Teatro Municipal. A reportagem desde o dia 9/06 busca contato com a presidente do CMDCA professora Adriana dos Santos Oliveira para saber sobre o assunto em tela, mas não obteve retorno do contato.
Casa dos Conselhos
A solução para economizar e ter respeito com o erário público segundo informou o vice-presidente do Conselho Municipal de Segurança Pública – Conseg José Luiz Chaves é criar a Casa dos Conselhos. O local é onde funcionava a Defensoria Pública do Estado localizado na Rua Dos Seringueiros. “Já conversamos com as autoridades e temos a certeza que o local será cedido para tal finalidade o que vai ser um ganho para a nossa sociedade”, disse o popular Zezinho Pé Manga que acrescentou – não concordo com o aluguel pago para o CMDCA e já fiz esta cobrança diretamente a presidente Senhora Adriana dos Santos Oliveira durante a realização da Conferência Municipal –
LOCAL QUE PODE SERVIR PARA ABRIGAR A CASA DOS CONSELHOS
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!