A secretaria municipal de desenvolvimento urbano de Candeias do Jamari – SEMDUR, iniciou em maio a campanha de atualização do cadastro dos imóveis que servem de base para o IPTU. “Não começamos antes porque estávamos trabalhando na atualização do cadastro dos imóveis do município de acordo com nossa base cartográfica e na estrutura física para atender melhor a população”. Disse André.
O IPTU é um imposto instituído pela constituição federal e possui função fiscal e função social. Sua finalidade principal é a obtenção de recursos financeiros para serem aplicados no município.
Candeias do Jamari tem recebido nos últimos anos apenas 20% da arrecadação total prevista de IPTU sendo que 80% dos imóveis estão em situação de cadastro desatualizado, não possuem cadastro ou estão inadimplentes com seu imposto. “Os municípios no geral estão em dificuldades financeiras e uma das ações para superarmos esse problema em 2015 é atualizar o cadastro dos imóveis de Candeias do Jamari para neste ano ainda melhorarmos esse índice de 20% de arrecadação”. Disse o Prefeito Francisco Sobreira de Soares.
O Secretário André Lima ainda explicou que os proprietários ou posseiros de lotes urbanos em Candeias do Jamari devem ir à prefeitura fazer a atualização cadastral mesmo que já tenham o seu cadastro e que seu IPTU esteja sendo pago regularmente. “Com a atualização do cadastro do imóvel o contribuinte terá certeza que estará com seu IPTU atualizado de acordo com tamanho do terreno, inscrição imobiliária e endereço e ainda estará apto a participar do programa de regularização fundiária que emitirá o Titulo Definitivo do Terreno”. Disse André.
Pagando em parcela única o IPTU, até dia 30 de junho, o contribuinte tem desconto de 10%, que já está calculado no boleto entregue. Quem deixar para depois do vencimento, vai pagar multa e juros, terá o imóvel inscrito na lista de imóveis com dívida e o proprietário ficará com restrições.