Uma ocorrência um tanto inusitada aconteceu no distrito do Pacarana aonde após atender a uma chamada da enfermeira do posto de saúde da comunidade, a guarnição da Polícia Militar que se encontrava no Pacarana teve que se deslocar às pressas para Espigão d
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Uma ocorrência um tanto inusitada aconteceu no distrito do Pacarana aonde após atender a uma chamada da enfermeira do posto de saúde da comunidade, a guarnição da Polícia Militar que se encontrava no Pacarana teve que se deslocar às pressas para Espigão do Oeste para conduzir uma jovem já em trabalho de parto.
Segundo consta no B.O. 313/2015, a guarnição recebeu um chamado da enfermeira Ivone Prochnow que estava de plantão no postinho de saúde do distrito e teve como missão conduzir a jovem Ivani Simplício da Silva que já se encontrava em trabalho de parto até a Unidade Mista de Saúde de Espigão do Oeste, distante 86 km do distrito do Pacarana. A ambulância que atende a comunidade (um veículo modelo S10 adquirida em 2005 pela então prefeita Lúcia Tereza), mais uma vez se encontra na sede do município encostada por problemas mecânicos.
Com a missão de dar apoio à ocorrência de saúde mesmo sem muitas condições de atendimento, a guarnição da Polícia Militar saiu pela estrada de terra com destino a Espigão do Oeste conduzindo a parturiente Ivani e a enfermeira Ivone dentro da viatura militar. Devido já estar em trabalho de parto, a jovem acabou dando a luz no interior da viatura ainda na estrada a pouco mais de 15 km do Pacarana. Após o parto, a viatura seguiu com a mãe e a criança até a localidade denominada “Bar do Goiano” no km 56, onde ficou à espera do veículo de socorro que havia se deslocado da sede do município para prestar o atendimento.
Com a chegada da ambulância, a mãe e a criança recém-nascida foram transferidas de veículo e conduzidas até a unidade mista de saúde para os primeiros atendimentos com a pediatra. Por sorte e graças ao trabalho da enfermeira Ivone Proschow e dos policias militares Paula e Gilson, o parto feito às margens da estrada ocorreu tudo bem e tanto a mãe quanto a criança passam bem. Além da adrenalina por participar dessa ocorrência inusitada, os parabéns para os policiais envolvidos nessa verdadeira operação que teve um final feliz. Apesar de não ser uma tarefa para a Polícia Militar, o fato comprovou mais uma vez o quanto a Polícia Militar é importante no contexto da sociedade.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!