Sustentabilidade também faz parte da educação no Senac/RO
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Foi lançada na manhã desta segunda-feira (01/06) a 4ª Semana do Meio Ambiente, promovida pelo Serviço de Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac/RO) em parceria com a
Fecomércio, Sesi, Unir, Faro, Emater, Ibama, Ifro, Sedam, Batalhão Militar do Meio Ambiente de Rondônia, Detran e outros. A cerimônia de abertura contou com as presenças do presidente do Sistema Fecomércio (Sesc-Senac-IFPE), Raniery Araujo Coelho, do vice-governador Daniel Pereira, do secretário municipal de Meio Ambiente (Semad) Edjales Benício, da coordenadora do Núcleo Estadual de Meio Ambiente do Sesi, Glanaíde Bem, além de professores e alunos do Senac e outras instituições convidadas.
Na cerimônia de abertura do evento, Raniery Coelho destacou o compromisso e a importância que o Sistema Fecomércio vem dando às ações e projetos voltados a prática da sustentabilidade e a proteção ao meio ambiente. Ele explicou que uma destas iniciativas visam implantar em cada unidade do Sesc e Senac em Rondônia a instalação de lixeiras apropriadas para coleta seletiva, firmando parcerias com associações e cooperativas de catadores para executar o trabalho de recolhimento. “E vamos mais além. Nosso objetivo é fazer uma campanha direcionada aos empresários do Estado no sentido de conscientizá-los a aderir à idéia de instalar lixeiras de reciclagem nos estabelecimentos, e assim dar um tratamento melhor aos resíduos sólidos”, observou, acrescentando que “praticar a sustentabilidade não requer tantos recursos quanto se imagina”.
Segundo o vice-governador Daniel Pereira, as ações da Fecomércio e a iniciativa do Senac em realizar um evento conscientizador, voltado para a proteção do meio ambiente, são bastante positivos. Para ele, qualquer iniciativa nesse sentido tem que ter cunho educacional e não impositivo. “Como educador, sei que este trabalho começa em sala de aula, conscientizando os alunos e esses os seus familiares. Moro desde os 12 anos em Rondônia e neste tempo todo vi muitos rios morrerem, precisamos urgentemente estimular projetos de sustentabilidade que protejam nossos lagos e rios para que não aconteça aqui o mesmo que já ocorre em São Paulo”, disse, argumentando que Deus perdoa sempre, o homem perdoa às vezes, mas a natureza não perdoa nunca.
O diretor regional do Senac, Hilton Gomes Pereira, ressaltou que a Semana do Meio Ambiente neste ano tem vários parceiros e a adesão se deve justamente à necessidade de se abraçar a causa ambiental, tanto pelas pessoas quanto pelas empresas. Conforme ele, a sustentabilidade tem que fazer parte do “nosso dia-a-dia, pois somos os agentes da mudança”. “Incluir essa visão no plano educacional do Senac e levar essa consciência para os nossos alunos, é um dever incondicional”, ponderou ele, agradecendo a presença em especial do vice-governador, que também é educador
A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.
Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!