Emoção e alegria marcam fim do II Curso de Choque realizado pela PM
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
“As senhoras e os senhores ainda terão uma missão importante até o final do curso”, disse o coordenador do II Curso de Operações de Choque, capitão
PM Glauber Souto, aos 32 alunos do que conseguiram chegar ao final, de mais um curso de especialização realizado pela Polícia Militar, através da COE – Companhia de Operações Especiais. Eles ficaram envoltos a uma cortina de fumaça. Quando tudo passou, visualizaram seus familiares e o grito de “Todos vocês são choqueanos”, parabéns, o Curso acabou.
Terminou esta semana o II Curso de Operações de Choque promovido pela Polícia Militar, através da COE – Companhia de Operações Especiais. O curso teve início no dia 1 de abril deste ano, com 55 alunos inscritos, sendo que, ao final 32 concluíram o curso com êxito e estão aptos a operar as diversas atribuições da tropa de choque. Destes 32 policiais militares, quatro são do Estado do Acre, uma oficial do Estado do Amazonas, dois militares da Base Aérea de Porto Velho e 25 novos choqueanos para a Polícia Militar de Rondônia.
“Recebemos como instrutores em nosso Curso referencias de Estados com vasta experiência em Controle de Distúrbios Civis, como o Pará, São Paulo, Rio de Janeiro, além da empresa Condor, para ministrar instruções sobre seus equipamentos. Hoje somos reconhecidos nacionalmente como o berço de doutrina de Choque”, disse o capitão Glauber.
Segundo o major PM Fábio Alexandre, comandante da COE-PMRO, a capacitação visou abordar atuações técnicas no controle de distúrbios civis, intervenções em estabelecimentos prisionais estando rebelado ou não, ações em reintegrações de posses (rural e urbana), ações de intervenção repressiva em movimentos sociais quando em estado de caos e desordem, entre outras atribuições específicas.
Para o coronel PM Lara, chefe do Estado Maior Geral da PM, que representou o comandante geral da PM, coronel Prettz, no encerramento do Curso, a tropa de choque atua em condição elevada de stress e por isso deve o policial militar choqueano capacitar, através desse treinamento, o controle emocional.
O choqueano atua diretamente na manipulação de artefatos explosivos e de emissão de produtos perigosos como granadas explosivas de lacrimogêneo, gás de pimenta, granadas de efeito moral, granadas de efeito causadoras de incapacidades temporárias, entre outros instrumentos considerados de menor potencial ofensivo.
Dia 28
A solenidade de encerramento será no próximo dia 28 de maio, a partir das 8 horas, no pátio de formaturas do Quartel do Comando Geral da Polícia Militar, em Porto Velho. Consta da programação a entrega dos brevês, reconhecimento através de prêmios aos três primeiros colocados e o destaque do grupamento.
A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.
Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!