A prefeita de Ouro Preto do Oeste, Joselita Araújo (PMDB), resolveu acatar uma recomendação do Ministério Público de Rondônia (MP-RO) e não realizará a festa comemorativa de aniversário do município.
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
A prefeita de Ouro Preto do Oeste, Joselita Araújo (PMDB), resolveu acatar uma recomendação do Ministério Público de Rondônia (MP-RO) e não realizará a festa comemorativa de aniversário do município. O anúncio foi feito durante reunião realizada no plenário da Câmara de Vereadores nesta segunda-feira (11). Além da prefeita, participaram do encontro, o deputado estadual Marcelino Tenório (PRP), vereadores, empresário e representantes da Associação de Turismo Agroecológico e de Reflorestamento de Rondônia (Atar)
O documento, encaminhado pelos promotores Alba da Silva Lima, Evandro Araújo e Matheus Kuhn, a recomendação sugere que a cidade não promova eventos público “até o final do exercício financeiro ou enquanto perdurar as precariedades detectadas na prestação de serviço público, especialmente na saúde e educação”.
O texto pede que o município não realize as comemorações, mesmo que de recursos oriundos de emenda parlamentar. Como havia proposto o deputado estadual Marcelino.
Durante a reunião, a prefeita disse que gostaria de realizar o evento, mas devido a indicação do MP-RO não será possível. “Gostaria muito de fazer a festa que é tradição do município, mas como há essa recomendação e melhor não fazer a festa”, comenta
Representante da Atar Alfredo Rodrigues, do Graúna Resort, lamentou a decisão. “Quem tem a perder é a população e principalmente o comércio local que vai deixar de gerar renda para o município. O dinheiro será gasto em outros municípios”, diz o empresário.
No dia 16 de junho, o município completa 34 anos de emancipação.
A recomendação apresenta uma lista de prioridades:
- Falta de médico cirurgião e pediatra no município, devido os mesmos estarem de licença prêmio e o município não poder fazer contrato emergencial;
- Construção de prédio em alvenaria e construção de refeitório na escola rural 22 de Dezembro;
- Reforma do prédio da Escola Municipal Edna Carioca Gonzales, situação da estrutura precária;
- Construção do centro de tratamento de feridas crônicas;
- Contratação de empresa para recolhimento de lixo hospitalar ou adesão de consórcio público;
- Aquisição de materiais fisioterapêuticos para atender as pessoas deficientes;
- Reforma do prédio do Caps, melhora na estrutura física;
- Reforma da escola Rondominas e construção de banheiros, salas de aula e ampliação das calçadas;
- Aquisição de mais um veículo para atender o setor do TFD;
- Contratação de servidores em caráter emergencial para limpeza do hospital municipal, técnico de enfermagem, enfermeiro, setor do Raio X, cozinha;
- Reforma do prédio do Conselho Tutelar;
- Aquisição de coletes cervicais para ambulâncias;
- Contratação de cuidadores e professor de libras.
A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.
Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!