Fiero quer a Unir como parceira do setor produtivo
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Aproximar a academia das necessidades do setor produtivo. Esse foi o tom do encontro realizado no final da manhã desta segunda-feira, 04-05, entre o presidente da Federação das Indústrias de Rondônia (Fiero), Marcelo Thomé, acompanhado da diretora-executiva do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), Adir Oliveira, a reitora da Universidade Federal de Rondônia (Unir), Berenice Tourinho. “Trata-se de uma visita institucional, mas também com objetivos de debatermos eventuais parcerias entre o sistema Fiero (IEL, Sesi e Senai) e a nossa universidade”, afirmou Marcelo Thomé, antes de entrar ao gabinete da reitoria da Unir.
No encontro, que contou ainda com a presença do professor Cláudio Luiz do Amaral Santini, Marcelo Thomé fez uma exposição a reitora sobre as possibilidades da Unir vir a oferecer cursos voltados às necessidades do setor produtivo. Também aventou a possibilidade de atuação em conjunto para a qualificação dos trabalhadores do sistema Fiero, com cursos de especialização, pós-graduação e mestrado.
A diretora executiva do Senai-Rondônia, Adir Oliveira, observou que existem algumas interfaces do Sistema Fiero com a universidade que isso pode ser aproveitado de forma propositiva.
Já a reitora Berenice Tourinho falou do trabalho que vem realizando nos últimos dois anos, da expectativa pela inauguração, nos próximos dias, do laboratório de engenharia civil da Unir e, também, dos entraves burocráticos que têm de ser vencidos para que algo se realize. Diligente e atenciosa às propostas, a reitora da Unir falou de alguns projetos em andamento, das limitações da universidade e das limitações legais para a adoção de algumas parcerias.
Ao final do encontro, Marcelo Thomé o avaliou como profícuo e que vê a Universidade Federal de Rondônia como uma importante parceria do desenvolvimento industrial de Rondônia. “Para isso, temos de tomar iniciativas como esta que estamos fazendo agora ao visitar a reitora Berenice Tourinho”, reiterou o presidente da Fiero.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!