O 7º Batalhão da Policia Militar Capitão Silvio em Ariquemes homenageou Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, com a promoção de vários praças e oficiais, na noite de sexta-feira (24).
Cinco oficiais e oito praças – um após a morte em missão – foram promovidos por antiguidade, atos de bravura e merecimento. De acordo com o Diário Oficial publicado no último dia 15 de abril, o atual comandante do 7º Batalhão, major Ariostenes Viana de Azevedo, foi promovido a tenente-coronel por “merecimento” e se distinguir entre seus pares no desempenho de cargos e missões importantes.
Pelo critério de antiguidade, o 1º tenente Valnice Almeida Alves foi promovido a capitão, e os 2º tenentes Rodolfo Luiz Andrade Ribeiro, João Gabriel Perez Consalter e Lucas de Tarso Savino Nogueira a 1º tenente.
Por atos de bravura, foram promovidos a cabo, os soldados Janiclécio Soares Torres, Renato Rodrigues Pires, José Nilton Francisco Caetano, Acidenir Valentim do Carmo, Tarciso Costa Mendes e Emerson da Silva Cartaxo.
Ainda pelo critério de “bravura” foram promovidos a 3º sargento os cabos PM Sidnei da Silva Souza e Sérgio Campos de Souza. O segundo, com homenagem à família pela morte no cumprimento da missão.
O comandante-geral da Polícia Militar de Rondônia, Luiz Fernando Brum Prettz, explicou que em 40 anos da instituição, é a primeira vez que são feitas tantas promoções na unidade. Prettz considera o momento como especial e positivo para a classe dos policiais militares e enfatizou que os salários pagos à classe em Rondônia estão entre os melhores do País.
“Só a sabedoria, a prudência, treinamento e o profissionalismo são capazes de distinguir os gestos de cada um dos nossos policiais, promovidos e agraciados com medalha honrosas” - Confúcio Moura, governador
O governador Confúcio Moura afirmou que ficou muito feliz ao assinar os decretos de promoção pelo fato dos atos representarem o reconhecimento do Estado a quem presta serviços relevantes à sociedade. “Só a sabedoria, a prudência, treinamento e o profissionalismo são capazes de distinguir os gestos de cada um dos nossos policiais, promovidos e agraciados com medalha honrosas”.
Ele ressaltou que a Polícia Militar de Rondônia é uma das instituições das quais o rondoniense se orgulha, resultado principalmente da dedicação de todos os seus integrantes. O governador lembrou que por isso não só os policiais militares, mas todas as outras categorias merecem receber em dia os salários, pagos inclusive dentro do mês trabalhado desde o início do primeiro mandato, em 2011.
“Hoje vocês receberam seus salários, e quando puxaram os valores, os senhores viram que o compromisso feito já está acontecendo na prática. E Assim vou continuar, honrando os compromissos”, disse Confúcio Moura.
O comandante Prettz agradeceu o empenho do governador Confúcio em promover a valorização da Policia Militar, criando a Lei nº 3.513 de 03 de fevereiro de 2015 que concede aos policiais a reorganização salarial, e o quadro especial com através da Lei 3.514/2015, que consiste na separação dos quadros militares estaduais e dos militares cedidos pela união, constituindo uma ferramenta que não só irá valorizar a carreira PM, como também corrigir, paulatinamente distorções havidas no passado.
“Nós somos muito grato ao governador Confúcio Moura pela oportunidade com a criação do quadro especifico em reorganizar o salario e oxigenar o seus quadros. Com a criação do quadro especial, obtivemos 88 promoções de Policiais militares em todo o Estado de Rondônia este ano”, ressaltou Presttz e completou “Isso motiva a categoria mais, e com certeza, trás mais responsabilidades sobre os promovidos”.
HOMENAGEM PÓSTUMA
Na ocasião foi entregue a promoção por ato de bravura à família do cabo Sérgio Campos do Núcleo de Inteligência do 7º BPM. O policial morreu no estrito cumprimento do seu dever legal, no dia 5 de fevereiro de 2015, na cidade de Cujubim.
O governador Confúcio Moura falou que o cabo S. Campos era altamente comprometido com a causa policial militar, um verdadeiro referencial de profissional dedicado e responsável. “Uma perda irreparável, que nos entristeceu muito. Lendo e ouvindo sobre a vida deste profissional, e a sua conduta sobre sua vida militar nos deixam um vazio muito grande”, frisou.
Também prestigiaram o evento o diretor do DER, Coronel Caetano, secretário estadual do Meio Ambiente, Vilson de Salles, capitão da Força Nacional, J. Soares, os deputados estaduais Saulo Moreira, Edson Martins e Adelino Follador.