A Prefeitura de Porto Velho realizou esta semana mais uma entrega de calcário. De acordo com o secretário municipal de agricultura, Leonel Bertolin, responsável pela entrega do produto, desta vez foram beneficiados os agricultores que fazem parte da associação Vale do Sol, no Setor Chacareiro localizado no final da Avenida Amazonas, zona Leste da cidade.
Bertolin informa que foram entregues 9.500 quilos de calcário, o suficiente para atender 26 agricultores que trabalham diretamente com o cultivo de hortaliças. A ação da prefeitura visa fortalecer o projeto de hortas agroecológicas para atender as escolas municipais com produtos de qualidade para a merenda escolar. “Com isso, teremos produtos de melhor qualidade no Município e ainda proporcionamos a segurança alimentar das crianças”, avalia o secretário.
É a terceira entrega de calcário para os produtores de hortaliças realizada somente em 2015 pela prefeitura de Porto Velho. As primeiras atenderam os agricultores da Linha Progresso, no bairro Ulysses Guimarães e os filiados da Associação Boa Safra, que fica na mesma região da Associação Vale do Sol. Ao todo, cerca de 100 toneladas do produto já foram entregues. Mais seis mil toneladas serão entregues a outros produtores em diversas regiões do Município.
Para serem atendidos, os agricultores, através de associações, fazem o pedido de calcário a Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (Semqgric). Uma equipe de técnicos vai até o local fazer a avaliação da área, análise do solo e capacidade de produção. Havendo necessidade, o os produtores são atendidos. “Cada um recebe em média de 50 a 600 quilos de calcário, dependendo do que for avaliado”, informa Bertolin.
A prefeitura, por meio da Semagric e em parceria com a Embrapa e Emater, vem desenvolvendo diversos projetos com objetivo de fomentar a produção agrícola, psicultura e bovinocultura no Setor Chacareiro de Porto Velho e em vários distritos, a exemplo de Rio Pardo e União Bandeirantes. No ano passado, quatro mil toneladas de calcário foram distribuídas.