Prefeitura atende produtores ribeirinhos vítimas da enchente

Prefeitura atende produtores ribeirinhos vítimas da enchente

Prefeitura atende produtores ribeirinhos vítimas da enchente

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Por determinação do prefeito de Porto Velho, Mauro Nazif, a Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (Semagric), montou uma “Patrulha Mecanizada” para atender especificamente os produtores ribeirinhos que foram atingidos pela enchente histórica do Rio Madeira ocorrida em 2014. O Programa de Recuperação do Novo Madeira (Pronoma) já atende agricultores das localidades de Niterói e Maravilha.
No período de 17 a 20 de abril, dando continuidade ao Pronoma, o secretário Leonel Bertolim e equipe técnica da Semagric seguirão para o médio Madeira, onde se reunirão com produtores das localidades de Vila da Penha, Pau D'arco, Nona Linha, PA Taquara, Cujubim Grande, São Miguel, Mutuns e Bom Jardim. “Vamos explicar como funciona o programa e cadastrar os agricultores interessados em receber a ajuda da prefeitura”, disse Bertolim.
O secretário explica que o objetivo do Pronoma é manter o agricultor em sua propriedade rural, dando as condições necessárias para se reerguer e fortalecer a produção. Nesse sentido, o programa da prefeitura visa a abertura de estradas rurais e preparo de áreas tanto para o plantio quanto para a construção de novas moradias em locais mais altos e seguros, afastados da margem do rio, porém, dentro do próprio lote.
Cada produtor interessado ganha dois hectares de terra com serviços de destoca, gradagem e incorporação de calcário, prontos para iniciar a plantação. Eles ainda recebem toda orientação técnica necessária, seja para o cultivo de hortaliças, psicultura ou qualquer outra atividade agrícola, conforme a aptidão de cada um.
Leonel Bertolim garante que 90 famílias de agricultores já estão sendo beneficiadas pelo Pronoma. O objetivo da prefeitura é atender a todos os impactados pela enchente até o distrito de Demarcação, no Rio Machado.
Cronograma
Dia 17 (sexta), 9 horas – reunião com agricultores da Vila da Penha e Pau D'arco, no colégio Santa Júlia, na BR-425
Dia 17 (sexta), 14 horas – reunião com agricultores da Nona Linha e PA Taquara, no Centro Comunitário (sede da Associação da Nona Linha), quilômetro 10
Dia 18 (sábado), 9 horas – reunião com os produtores rurais de Cujubim Grande, na Associação das Mulheres
Dia 18 (sábado), 14 horas – reunião com produtores de São Miguel, Mutuns e Bom Jardim, na sede da Associação de Mutuns.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS