População recebe água suja nas torneiras e CAERD não resolve o problema
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Há mais de um ano, a população de Rondominas, distrito localizado a cerca de 50 quilômetros do município de Ouro Preto do Oeste, está sofrendo com as
péssimas condições da água oferecida pela Companhia de Águas e Esgoto de Rondônia (Caerd). Nas torneiras das casas, o líquido sai marrom quando deveria ser transparente.
Os moradores relatam que fizeram várias reclamações ao representante da Caerd no local, sem sucesso. “Tem mais de ano que Caerd diz que vai resolver e não passa disso. Para piorar o funcionário da Companhia trata mal a população, com desprezo e desdém”, contou uma funcionária pública que preferiu não se identificar, por medo de represálias.
A moradora desabafou e disse que não aguenta mais a situação. “Comprei uma máquina de lavar roupa, automática, mas não posso usar. Tem dias que quando saímos do banho estamos colentos. O chão do meu banheiro é marrom onde a água cai. Sem falar na quantidade de cloro que colocam na água, que além de ter cheiro forte é quase preta”, desabafou a moradora.
Sem ver uma solução para o caso, a população se uniu para buscar tentar reverter a situação. Um abaixo assinado foi elaborado e será encaminhado à Caerd de Ouro Preto do Oeste na próxima segunda-feira (13).
A população espera que a Caerd tome providências o quanto antes, caso contrário irão procurar ajuda através de outros meios.
Rio poluído e Caerd sem estrutura
A população também denuncia que o rio São Carlos, de onde a água é captada para abastecer o distrito, está totalmente poluído. Produtores rurais, com propriedade localizadas nas margem dos rio, estariam despejando dejetos da suinocultura diretamente na água. Além disso, segundo os moradores, a caixa d’água da Caerd, que armazena água a ser distribuída à população, não passa por manutenção há muito tempo.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!