O município de Buritis enfrenta uma série de problemas na malha viária, devido à chuva intensa que atingiu a região há cerca de 20 dias, causando o transbordamento dos rios Candeias e São Domingos e do Igarapé do Veado. A cheia dos rios causou a destruiçã
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
O município de Buritis enfrenta uma série de problemas na malha viária, devido à chuva intensa que atingiu a região há cerca de 20 dias, causando o transbordamento dos rios Candeias e São Domingos e do Igarapé do Veado. A cheia dos rios causou a destruição das estradas e com a força das águas ainda levou pelo menos 300 pequenas pontes de madeira e bueiros de manilhas.
![]() |
Foi em busca de apoio para solucionar os problemas deixados pela chuva em Buritis que o prefeito da cidade, Oldeir Ferreira dos Santos, juntamente com os deputados estaduais Eurípedes Lebrão (PTN) e Alex Redano (SD) e um grupo de vereadores procuraram o Departamento de Estradas de Rodagem e Transportes (DER).
O prefeito agradeceu ao governo de Rondônia pelo apoio que tem dado, através do DER, com a recuperação das principais estradas e pontes. “Reconheço a ajuda, mas precisamos ainda mais. Temos mais de 2.500 km estradas vicinais na região e aproximadamente 1.200 pontes de madeira, das quais cerca de 300 foram levadas pela água”, relatou o prefeito, enaltecendo a iniciativa dos deputados Lebrão e Alex Redano, que se colocaram à disposição para ajudar o município.
Entre os principais pedidos, o prefeito solicitou a permanência em Buritis de uma escavadeira hidráulica (PC) do DER, que foi disponibilizada para auxiliar o município. Oldeir considera o equipamento indispensável na recuperação das pontes. Ele citou como exemplo dos problemas a Linha Café com Leite, com 12 km de extensão e cinco pontes, todas levadas pela água.
Os deputados Lebrão e Redano pediram ao diretor-geral do DER, Lioberto Caetano, que atenda as solicitações do prefeito e dos vereadores. Disseram que estão fazendo o possível para ajudar a cidade, mas que o trabalho do DER é indispensável neste momento.
Participaram da reunião os vereados Paulo Silva, Aurindo Correa de Lima, Adair Ferreira, o Sorriso; Lourival ‘Lorinho’ e o presidente da Câmara, Adriano Confecções, que pediu a construção de uma galeria de concreto no rio São Domingos, no final da Avenida Porto Velho, no acesso a Jacinópolis.
Lioberto Caetano afirmou que o governo dará o apoio necessário a Buritis. Disse que equipes de Porto Velho, Jaru e Ariquemes já se deslocaram a Buritis, para dar o apoio à Residência Regional do DER na cidade. Garantiu que a PC permanecerá à disposição do município para a recuperação das pontes. Disse também que avaliará a possibilidade de encaminhar mais máquinas à cidade.
“O governador Confúcio Moura tem conhecimento das dificuldades de Buritis e tem feito investimentos todos os anos na cidade. As reivindicações serão debatidas com os técnicos do DER. O que o governo puder fazer, nós faremos”, assegurou.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!