O município de Buritis enfrenta uma série de problemas na malha viária, devido à chuva intensa que atingiu a região há cerca de 20 dias, causando o transbordamento dos rios Candeias e São Domingos e do Igarapé do Veado. A cheia dos rios causou a destruiçã
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
O município de Buritis enfrenta uma série de problemas na malha viária, devido à chuva intensa que atingiu a região há cerca de 20 dias, causando o transbordamento dos rios Candeias e São Domingos e do Igarapé do Veado. A cheia dos rios causou a destruição das estradas e com a força das águas ainda levou pelo menos 300 pequenas pontes de madeira e bueiros de manilhas.
Foi em busca de apoio para solucionar os problemas deixados pela chuva em Buritis que o prefeito da cidade, Oldeir Ferreira dos Santos, juntamente com os deputados estaduais Eurípedes Lebrão (PTN) e Alex Redano (SD) e um grupo de vereadores procuraram o Departamento de Estradas de Rodagem e Transportes (DER).
O prefeito agradeceu ao governo de Rondônia pelo apoio que tem dado, através do DER, com a recuperação das principais estradas e pontes. “Reconheço a ajuda, mas precisamos ainda mais. Temos mais de 2.500 km estradas vicinais na região e aproximadamente 1.200 pontes de madeira, das quais cerca de 300 foram levadas pela água”, relatou o prefeito, enaltecendo a iniciativa dos deputados Lebrão e Alex Redano, que se colocaram à disposição para ajudar o município.
Entre os principais pedidos, o prefeito solicitou a permanência em Buritis de uma escavadeira hidráulica (PC) do DER, que foi disponibilizada para auxiliar o município. Oldeir considera o equipamento indispensável na recuperação das pontes. Ele citou como exemplo dos problemas a Linha Café com Leite, com 12 km de extensão e cinco pontes, todas levadas pela água.
Os deputados Lebrão e Redano pediram ao diretor-geral do DER, Lioberto Caetano, que atenda as solicitações do prefeito e dos vereadores. Disseram que estão fazendo o possível para ajudar a cidade, mas que o trabalho do DER é indispensável neste momento.
Participaram da reunião os vereados Paulo Silva, Aurindo Correa de Lima, Adair Ferreira, o Sorriso; Lourival ‘Lorinho’ e o presidente da Câmara, Adriano Confecções, que pediu a construção de uma galeria de concreto no rio São Domingos, no final da Avenida Porto Velho, no acesso a Jacinópolis.
Lioberto Caetano afirmou que o governo dará o apoio necessário a Buritis. Disse que equipes de Porto Velho, Jaru e Ariquemes já se deslocaram a Buritis, para dar o apoio à Residência Regional do DER na cidade. Garantiu que a PC permanecerá à disposição do município para a recuperação das pontes. Disse também que avaliará a possibilidade de encaminhar mais máquinas à cidade.
“O governador Confúcio Moura tem conhecimento das dificuldades de Buritis e tem feito investimentos todos os anos na cidade. As reivindicações serão debatidas com os técnicos do DER. O que o governo puder fazer, nós faremos”, assegurou.
A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.
Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!