Alunos do SESI e SENAI mostram resultados de Torneio de Robótica
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Depois de ganhar destaque na etapa final do Torneio de Robótica FLL World Class, realizado em Brasília e conquistar o segundo lugar na etapa regional em Manaus, os alunos Abrahão Thomaz Neto, Jônathan Santos Machado, Matheus Platino de Souza e Vinícius Silva Souza, do curso EBEP (SESI/SENAI), de Pimenta Bueno, estiveram no Sistema FIERO para apresentar os resultados obtidos para o presidente Marcelo Thomé, diretores e conselheiros.
No ponto de vista do presidente da FIERO, vale frisar a evolução dos estudantes como indivíduos, pela firmeza como apresentaram o projeto frente ao Conselho, a segurança e o modo colaborativo como trabalharam. “Esta é a primeira vez que Rondônia envia uma equipe e ela se desta, alcançando resultados relevantes ao disputar com mais de 60 competidores. Sem dúvida é excepcional”.
Thomé confirmou o compromisso de todo o Sistema em ampliar a participação de Rondônia nestas competições que colaboram para o desenvolvimento da educação dos nossos jovens e, consequentemente, da indústria rondoniense.
Tendo como orientador o professor Silvio Luiz Vichroski, a equipe denominada Spartacus, chegou à etapa nacional com o projeto “A Inclusão da Aprendizagem Digital na Educação de Jovens e Adultos (EJA) de Rondônia”. Para a superintendente do SESI/RO, Gilvani Fares, a palavra definidora do grupo é a superação. “A união fez a força da equipe. E graças a esta união eles foram bem sucedidos ao superar os desafios e alcançar excelentes resultados para o SESI, para o estado e para o fortalecimento da nossa indústria”, observou.
Gilvani afirma ainda que o apoio do Sistema FIERO foi fundamental para o sucesso da equipe que é motivo de orgulho para o SESI.
Segundo Vichroski, ministrante das disciplinas de Robótica e Educação Física do SESI Pimenta Bueno, o projeto classificado tem a finalidade de promover a interação entre os alunos da EJA e a tecnologia, com intuito de aprimorar conhecimentos, habilidades e competências voltadas ao mundo tecnológico atual. Os trabalhos foram iniciados em fevereiro, a partir da realização de torneios internos, nos quais os quatro jovens se destacaram vencendo todas as competições.
O orientador ressalta que a proposta é atingir esse objetivo mediante a inserção de oficinas tecnológicas, mostrando os avanços tecnológicos e como usá-los no desenvolvimento de projetos práticos com os alunos da EJA. O grupo Spartacus foi classificado para a regional norte Manaus em segundo lugar na categoria geral e conquistou o primeiro lugar na categoria Desafio do robô. O orientador foi escolhido o melhor técnico da região norte.
“Eles querem trabalhar as habilidades e competências e promover a interação com o ambiente tecnológico por meio de aulas mais interativas, com o propósito de relacionar conteúdos curriculares e metodologias à aprendizagem do uso da tecnologia mais elementar, ou seja, o computador. Para isso eles criaram um programa que possibilita ao aluno uma forma de aprender simples e fácil, chamado o Amigo Virtual”.
Jônathan Santos Machado explicou que a equipe foi convidada para participar da fase regional em Manaus e conquistaram a segunda colocação geral e a vaga para representar Rondônia na fase nacional, em Brasília, onde o grupo ficou na 18ª colocação entre as 60 equipes participantes. A classificação entre os vinte primeiros colocados impressionou. Os juízes da competição elogiaram o espirito de união e o empenho dos quatro rapazes, que iniciaram os trabalhos há menos de um ano.
Em nome dos demais alunos, Jônathan agradeceu ao presidente da FIERO, à superintendente do SESI, Gilvani Fares e aos conselheiros, pelo apoio incondicional que possibilitou as conquistas alcançadas na competição. “Agradecemos a oportunidade, pois significou muito para nós. Estamos maravilhados e viemos aqui para mostrar que trazemos resultados”, argumentou.
Sobre o grupo, Jônathan destacou que o projeto foi bem elaborado pelo grupo que permaneceu unido durante a competição, seguindo as diretrizes da FLL, dentre elas, o respeito mútuo entre os competidores. “Não enxergávamos os demais como adversários, mas pessoas com quem podíamos adquirir mais conhecimento” comentou o estudante.
A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.
Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!