Empresas participam de projeto do Sebrae
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
A evolução do segmento de Panificação e Confeitaria tem recebido especial atenção do Sebrae em Rondônia. Em parceria com o Sindicato das Indústrias de Panificação já aconteceram várias capacitações, consultorias, missões empresariais e suporte gerencial aos seus filiados.
Nos tempos atuais, além das dificuldades conjunturais que afetam suas empresas, o crescente aumento no preço do trigo por conta da importação desse insumo, tem deixado os proprietários de panificadoras e confeitarias em apreensão. As variações nos preços de matérias primas, segundo projeções, poderão elevar o preço do pão e derivados de trigo em até 15% se o dólar continuar em alta. Há um clima de grande preocupação com a capacidade de absorver esse impacto na formação de preços, alguma alternativa precisa ser encontrada para que as padarias de Porto Velho possam superar esse obstáculo.
Com essa expectativa para manter o crescimento das empresas, o Sebrae/Sindipan/Senai estão mobilizando o público alvo para adesão ao novo projeto em Porto Velho denominado Panificação e Confeitaria com o objetivo de elevar a qualidade dos produtos, aumentar a comercialização por meio da melhoria da gestão empresarial, inovação e tecnologia visando a sustentabilidade das empresas do segmento da panificação e confeitaria, conforme destaca o gestor dessa atividade Fernando Dias dos Santos.
Para sensibilizar os panificadores, a representatividade empresarial e o parceiro Senai o gerente da Unidade de Atendimento Coletivo, Desóstenes Marcos reuniu as lideranças e durante a manhã desta sexta-feira, 27 de março, apresentou as principais características desse conjunto de atuação para o período de 2015 a 2018.
O presidente do Sindipan, José Balbino Nascimento da Padaria Balbi, ficou muito otimista depois da explanação sobre o projeto e disse que agora a categoria está mais valorizada, porque além de participar, também está construindo um projeto. Pretende que o projeto possa começar o mais rápido possível, se sente realizado em ter contribuído para a estruturação das futuras atividades em favor de sua classe empresarial.
A Diretora do Senai Elsa Ronsoni destacou que as parcerias com o Sebrae sempre são muito profícuas para apoio ao Setor Secundário que configura o público alvo do Senai. Ofereceu sua participação nas atividades que forem de sua competência e pretende divulgar essa iniciativa. O Senai demonstrou grande interesse representado pela participação efetiva dos Técnicos Walter Pinheiro, Rogério Siqueira, Kleber Melo e Olavo Amaral.
O empresário de panificação e membro da Diretoria do Sindicato, Pompeu Vieira Marques da Padaria Modelo, disse que está muito feliz por ver suas expectativas tomando forma num cenário real. Se sente realizado ao ter trabalhado durante três dias junto ao Sebrae e aos demais empresários para elaborar e estruturar as ações do projeto.
O Sebrae permanece à disposição para outras considerações que se fizerem necessárias à mobilização dos empresários do segmento, para que possam assegurar um futuro melhor nesse mercado, com sustentabilidade em seus processos produtivos.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!