Educadores rondonienses discutem o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, em Porto Velho
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
O Pacto Nacional pela Alfabetização da Idade Certa (PNAIC) é uma formação continuada realizada pelo Ministério da Educação (MEC), Universidade Federal de Rondônia (Unir) e a Secretaria de Estado da Educação (Seduc). Na próxima segunda feira, 30, inicia o Seminário Final Estadual do PNAIC, no Teatro Guaporé, pertencente à Fundação Palácio das Artes. O evento acontece no período de 30 de março a 1º de abril, com carga horária de 24 horas, e a participação subcoordenadores e orientadores de estudos do PNAIC – da rede estadual e municipal de Rondônia.
O PNAIC é constituído por um conjunto integrado de ações, materiais e referências curriculares e pedagógicas disponibilizados pelo MEC, tendo como eixo principal a formação continuada de professores alfabetizadores. A instituição superior formadora é a Universidade Federal de Rondônia – Unir.
A professora Angélica Ayres, gerente de Educação da Seduc, afirmou que o PNAIC atende a 14 Coordenadorias de Regionais de Educação, 52 municípios, 54 orientadores de estudo, 1.177 professores alfabetizadores e 20.141 estudantes de 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental.
O objetivo do PNAIC é garantir que todos os estudantes da rede pública de ensino estejam alfabetizados, em Língua Portuguesa e em Matemática, até o final do 3º ano do Ensino Fundamental. Outro ponto é a redução da distorção da idade-série na Educação Básica e melhoria do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). “Vamos construir propostas para a definição dos direitos de aprendizagem e desenvolvimento das crianças nos três primeiros anos do Ensino Fundamental, além do aperfeiçoamento e da formação dos professores alfabetizadores”, disse Ayres.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!