Alunos do Conexão Mundo apresentam resultados de intercâmbio nos EUA
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Três alunos do programa Conexão Mundo, desenvolvido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e pelo Serviço Social da Indústria (Sesi) em parceria com a ONG americana US-Brazil Connect para levar o ensino do inglês gratuitamente aos futuros profissionais da indústria, apresentaram, nesta quinta-feira, ao presidente da Federação das Indústrias de Rondônia, Marcelo Thomé, e aos conselheiros do sistema suas experiências com o programa de intercâmbio com os Estados Unidos. Os alunos foram apresentados pela superintendente do Sesi, Gilvani Fares, e pelo diretor-regional do Senai, Sílvio Liberato, que realçaram o êxito do programa, como ficou demonstrado pela própria fala dos alunos.
O programa Conexão Mundo é desenvolvido pelo Senai e pelo Sesi em parceria com a ONG US-Brazil Connect, dos Estados Unidos, conta com o apoio do sistema da Confederação Nacional da Indústria (CNI) e contemplou 109 alunos do ensino médio, também das escolas da rede pública de ensino. Desses 109 alunos, dez foram selecionados para fazer o intercâmbio cultural nos Estados Unidos.
Alexandre Banhos, um dos alunos que participaram do intercâmbio conta sua experiência: “para mim foi uma experiência incrível. É um programa bem diferente da educação convencional que a agente recebe e depois vem o ingresso no curso de educação profissional. A partir daí a gente percebe o quanto estamos nos envolvendo com uma nova educação, mais aprofundada e focada ao mercado de trabalho. Já o programa Conexão Mundo só vem somar com a nossa aprendizagem. Para mim é um dos melhores momentos da minha vida”, afirma Banhos.
Para a aluna Fernanda Therezinha de Medeiros, o EBEP (Educação Básica com Educação Profissionalizante) consegue fazer com que cada vez mais a escola Sesi e Senai ajuda-nos a ter uma vida profissional e ser bem colocados no mercado de trabalho. Além disso, passamos a ter acesso a disciplinas que não tínhamos na escola pública, como literatura, que nos prepara melhor para o Enem e para o vestibular e também nos capacita para o mercado de trabalho. Aqui tivemos a oportunidade de aprender muitas disciplinas que não estão presentes nas escolas públicas.
Com boa fluência e desenvoltura no idioma inglês, o aluno Gabriel Barros, que faz o curso de técnico em edificações no Senai, reputa como da maior relevância as matérias oferecidas pelo Sesi-Senai, “proporcionando-nos expandir nossos conhecimentos. O programa Conexão Mundo apresenta várias atividades, como o Auto Cad, que oferece o curso de inglês e ajuda a melhorar o comando sobre as ferramentas. Isso só ajudou a ampliar ainda mais nossos conhecimentos. Sou muito grato ao Sesi e ao Senai por essa oportunidade”, agradeceu.
Os dez alunos contemplados com o Conexão Mundo passaram 15 dias nos Estados Unidos, num programa de imersão na língua inglesa e na cultura americana. Para o ano de 2015 estão previstas 96 vagas, sendo 48 vagas para Porto Velho e 48 para Cacoal.
Para Márcia Brilhante, coordenadora do Conexão Mundo pelo Sesi Rondônia, o intercâmbio é mais uma forma de contribuir para a fluência dos jovens na língua estrangeira. “Além de uma oportunidade para que eles possam vivenciar uma nova cultura. Lá, eles visitam, por exemplo, faculdades e empresas para entender como funciona o mercado profissional no exterior", explica. Brilhante acrescenta que os estudantes ficam hospedados em casas de família, sob a supervisão da equipe técnica do Conexão Mundo Rondônia.
Os jovens tiveram aulas à distância, via redes sociais, com monitores norte-americanos; e também encontros presenciais, durante um mês, com os educadores.
A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.
Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!