Fecomércio propõe parceria público-privada para estimular economia em Rondônia

Fecomércio propõe parceria público-privada para estimular economia em Rondônia

Fecomércio propõe parceria público-privada  para estimular economia em Rondônia

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Com o objetivo de estabelecer parcerias com o Governo do Estado e assim buscar soluções conjuntas para estimular a economia rondoniense, o presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac/IFPE, empresário Raniery Araújo Coelho, esteve reunido com o governador Confúcio Ayres Moura (PMDB) na última terça-feira (17/03). Na ocasião foram apresentadas ações de estudos técnicos que visam promover o turismo local e o intercâmbio comercial através da “Estrada do Pacífico” e do alfandegamento do Aeroporto Jorge Teixeira de Oliveira.

Segundo deixou bem claro o governador do Estado, a iniciativa da Federação do Comércio é elogiável porque sugere soluções e parcerias, e não cumpre simplesmente um ritual de cobranças. “Temos que ter ações planejadas como as que ocorrem no Acre, onde os poderes públicos são bem relacionados e integrados com a iniciativa privada”, afirmou Confúcio Moura, colocando-se a disposição para atender as demandas do setor empresarial rondoniense.

Participaram do encontro o secretário de Agricultura, Pecuária, Desenvolvimento e Regularização Fundiária, Evandro César Padovani, o secretário de Finanças Wagner Garcia de Freitas, o assessor especial do governador Basílio Leandro de Oliveira e os adjuntos Mary Braganhol (Seagri) e Franco Maegaki Ono (Sefin).

INTERCÂMBIO COMERCIAL

No encontro o presidente da Fecomércio/RO apresentou a necessidade de se agilizar questões cruciais para o desenvolvimento do Estado. Tendo em mãos um estudo técnico de diagnósticos elaborado por técnicos da Federação, Raniery Coelho citou primeiramente as ações no sentido de se viabilizar de forma plena a “saída para o pacífico”, hoje uma realidade, mas usada de forma ainda muito tímida pelos empresários.

“Isso se deve pela falta de informações e também por alguns problemas de ordem alfandegária entre os dois países e que devem ser solucionados para que possamos utilizar mais intensamente essa rota para o escoamento tanto da nossa produção agrícola quanto a de outros estados, como Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Amazonas, que têm interesse nessa via”, destacou o presidente da Fecomércio, sugerindo ao governador que interceda para que possa ser criado um grupo misto (público-privado) para acompanhar, identificar e solucionar esses entraves.

ALFANDEGAMENTO

Dentro ainda da pauta “intercâmbio comercial”, foi observada também a importância de se estimular a ampliação da rede aeroviária do Estado. Nesse sentido foi citada a necessidade de criação da área de alfândega no Aeroporto Jorge Teixeira de Oliveira, que embora já utilize o termo “internacional”, na prática não pode receber vôos de outros países pela ausência desse departamento.

Na ocasião Raniery Coelho explicou que a Fecomércio já manteve prévio contato com a Superintendência da Infraero no sentido de se iniciar uma solução ao impasse. “A integração regional e a fomentação econômica e turística com os países fronteiriços não serão possíveis se não houver uma rede de transporte aérea a contento”, enfatizou.

CONSELHO EMPRESARIAL DE TURISMO

Durante a reunião com o governador Confúcio Moura, a gerente-Executiva da Fecomércio/RO, Cileide Vitorino, apresentou o projeto de criação do “Conselho Empresarial de Turismo”, que visa promover através de ações dirigidas e sincronizadas o segmento no Estado. Conforme ela, a idéia é reunir num único conselho membros representantes de áreas ligadas ao turismo, como agências de viagens, hotelaria, a Superintendência Estadual de Turismo, representantes dos municípios e outras entidades de classe.

Cileide explicou que hoje a Confederação Nacional do Comércio (CNC) já dispõe de um Conselho de Turismo e, portanto, a criação no Estado desta estrutura será chancelada pela CNC, o que dará um respaldo amplo às ações a serem desenvolvidas em Rondônia.

O governador considerou a iniciativa da Fecomércio/RO de grande valia para o desenvolvimento do Estado, delegando prontamente o superintendente de Turismo Júlio Olivar e o assessor especial Basílio Leandro de Oliveira o acompanhamento desse projeto.

O projeto piloto será desenvolvido inicialmente na região de Ouro Preto, com a capacitação de mão-de-obra, realização de oficinas e seminários.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS