Colônia de Pescadores será reestruturada com investimento do governo

A sede da colônia de pescadores Z-2/RO do município de Guajará-Mirim passará por reestruturação de maquinário para contribuir com o fortalecimento dos arranjos produtivos da sociobiodiversidade existente na região do Mamoré

Colônia de Pescadores será reestruturada com investimento do governo

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

A sede da colônia de pescadores Z-2/RO do município de Guajará-Mirim passará por reestruturação de maquinário para contribuir com o fortalecimento dos arranjos produtivos da sociobiodiversidade existente na região do Mamoré. O governo de Rondônia liberou o recurso no valor de R$ 74. 114,67 para investimento na colônia, cumprindo acordo de impulsionar os Arranjos Produtivos Local (APL), coordenado pela Secretaria de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão (Sepog).

O secretário da Sepog, George Braga, explicou que a parceria entre governo de estado e a colônia iniciou em 2013, quando a equipe da secretaria ministrou o curso de cooperativismo e empreendedorismo para mais de 70 pessoas ligadas ao segmento. “A colônia Z-2/RO é a primeira entidade, inserida nos arranjos da sociobiodiversidade, a receber os recursos disponibilizados da fonte direta do Estado para alavancar o segmento”, explicou Braga.

Com o recurso, a colônia irá reestrutura as instalações do local de trabalho com renovação de frigoríficos, fábrica de gelo, maquinários e equipamento. Segundo a gerente de Desenvolvimento e Políticas Públicas da Sepog, Rúbia Lima, o investimento reflete na melhoria do setor no Estado. “A viabilização do recurso faz com que Rondônia ganhe no melhor armazenamento do peixe e na política de manter o emprego e o sustento das famílias que vivem do pescado e da venda”, ressaltou a gerente.

O APL da sociobiodiversidade está localizado na região do rio Mamoré, que inclui os municípios de Guajará-Mirim e Nova Mamoré, e é formado por representantes da Colônia de Pescadores Z-2/RO, Associação dos Açaizeiros, dos indígenas e extrativistas de Guajará-Mirim.

A associação dos açaizeiros de Guajara-Mirim também se prepara para receber recurso do governo de Rondônia e potencializar a produção. Os representantes estão na fase de organização dos documentos para concretizar a parceria.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Governo de RO?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS