Detentas do Presídio Feminino recebem a atenção da Justiça do Trabalho
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Deitar, levantar, sentar, comer e dormir. Essa é a rotina de muitas mulheres presas no Presídio Feminino Provisório em Porto Velho, segundo revelado pela
detenta S. R. R. (22 anos), recolhida há oito meses. No entanto, a rotina foi quebrada na quinta-feira (05) quando servidores do Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Região realizaram uma ação junto às 48 internas, em alusão ao Dia Internacional da Mulher.
As atividades realizadas de ginástica laboral, momento de reflexão e oferecimento de lanche fizeram parte do programa de responsabilidade social, "Justiça do Trabalho Solidária", que conta com a voluntariedade de servidores e magistrados.
"Com a atividade física, nós podemos transmitir um sentimento de alegria, de estar bem a essas mulheres. Isso é muito importante e fico feliz por isso, ainda mais pela data tão especial para nós", declarou a servidora Maria Lana Rodrigues, que comandou a ginástica laboral.
A ação teve o respaldo e parceria da Secretaria de Estado de Justiça de Rondônia (Sejus), por meio da Assessoria de Reinserção Social, que também está atuando em outras frentes, tais como corte de cabelo e maquiagem, manicure e dança. "Estamos tentando fazer um resgate da mulher. Que essa mulher se empodere, que modifique o seu modo de vida, que seja uma mulher melhor quando sair daqui", ressaltou a assistente social da Sejus, Iza Celeste, que destacou ainda o trabalho de implantação de uma Política Estadual da Mulher Presa e Egressa do Sistema Prisional.
T. S. L. (21 anos), presa há quatro meses, destacou a iniciativa e atenção recebida. "É muito maravilhoso. Nós só temos a agradecer às pessoas que vêm aqui dar atenção para nós, porque é meio difícil ficar sem contato com o mundo lá fora. É complicado", desabafou.
Essa foi somente a primeira ação do TRT dentro da programação de comemorações pelo Dia Internacional da Mulher. No próximo dia 09, haverá uma homenagem às servidoras na sede do Regional, em Porto Velho. Já no dia 10, o TRT voltará a atender as apenadas, dessa vez na Penitenciária Feminina da capital, onde já ficam as presas sentenciadas, ocasião em que haverá a apresentação do Coral 14, maquiagem e entrega de kits de higiene pessoal.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!