Sindsaúde discute pauta de reivindicação com Governo
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
O presidente do Sindsaúde, Caio Marin, reuniu-se na semana passada com os secretários de Estado do Planejamento - George Braga - , Saúde – Williames Pimentel -, e Casa Civil – Emerson Castro, para discutir a pauta de reivindicação da saúde para o ano de 2015.
A pauta prevê doze reivindicações que abrangem desde a revisão do PCCR, até a reposição salarial 2013/2014 e até a implantação das 30 horas semanais da enfermagem e das 24 horas do pessoal da Radiologia, além da implantação da insalubridade.
![]() |
Segundo Caio Marin, alguns pontos avançaram, mas outros com certeza vão demandar tempo, já que depende da resolução de outros assuntos, com o é o caso da revisão do PCCR. “O Estado alega que está sem dinheiro para o Plano de Carreira e vai aguardar o desfecho da transposição”, disse.
De acordo com o presidente, o Sindsaúde manterá as discussões do PCCR junto à Mesa de Negociação Permanente (MENP) do Governo de Rondônia. Na ocasião, ele pediu uma reunião em separado com o secretário Pimentel e a direção do HB para discutir a readequação da carga horária dos diaristas do Hospital de Base.
RETROATIVO
Sobre o retroativo das progressões dos servidores a situação é a seguinte: os cálculos estão em fase de revisão. Tão logo estejam prontos, haverá uma reunião entre as secretarias envolvidas, mas a Secretaria de Finanças para discutir a forma de pagamento.
INSALUBRIDADE
O Governo do Estado acenou com a possibilidade de contratação de uma empresa para a elaboração dos laudos ou formar uma comissão de médicos do trabalho. As próximas reuniões irão definir qual o critério a ser utilizado.
TRANSPOSIÇÃO
A situação continua a mesma. O Sindicato já fez sua parte, inclusive na esfera judicial, cabendo agora ao Estado a cobrança junto à bancada federal, aproveitando que a maioria dos senadores e deputados federais são da Base Governista. O Ministério do Planejamento já formou sua comissão de técnicos para analisar os processos a partir deste mês. No próximo dia 11 de março, sindicalistas e bancas federais de Rondônia, Amapá e Roraima estarão reunidos em Brasília com representantes do Ministério do Planejamento.
AUXÍLIO SAÚDE
Outra cobrança feita pelo Sindsaúde ao Governo foi o aumento do auxílio-saúde para R$ 250 e implantação desse valor para os aposentados que tiveram o benefício retirado da folha de pagamento há vários anos. Segundo Caio, quando se aposenta é a época que o servidor mais precisa do Estado.
A próxima reunião acontece no sábado 7, na Casa Civil para debater todos os pontos divergentes da pauta.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!