Centro de Saúde fornece tratamento para quem quer deixar de fumar
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Teve início na última segunda-feira (02), no Centro de Saúde Carlos Chagas, o programa de combate ao tabagismo. Uma equipe multidisciplinar composta de nutricionista, médica, enfermeira, fisioterapeuta, assistente social e psicóloga, é responsável pelo grupo de apoio.
Cerca de 40 fumantes jaruenses estão fazendo o tratamento, que tem duração de seis meses. Os encontros acontecem de segunda a quinta-feira, a partir das 19h. Na oportunidade são oferecidas consultas de avaliação individual, além de medicamentos em forma de adesivos e gomas de mascar com nicotina.
Parar de fumar é fundamental para diminuir as chances de desenvolver enfisema pulmonar, câncer de pulmão entre outras doenças. No entanto, a dependência provocada pela nicotina produz grande desconforto físico e psicológico ao fumante, quando tenta deixar o cigarro, comprometendo a abstinência. Pesquisas indicam que 80% dos fumantes querem parar de fumar, mas apenas 3% conseguem sozinhos. Por isso que é importante esse grupo de apoio.
Segundo a diretora do posto de saúde, Eva de Oliveira, em março abrirá mais 40 vagas. “Todos aqueles que têm interesse de fazer tratamento para largar o vício de fumar, pode me procurar aqui”, explicou Eva.
De acordo com uma das participantes, a vida dela é outra agora. “Já faz três dias que não fumo nenhum cigarro. Tudo mudou. A alimentação agora tem gosto e respiro melhor”, frisou a mulher que fumava uma carteira de cigarros por dia.
"Sabemos da importância que são as políticas públicas de prevenção e de assistência para aqueles que querem parar de fumar. Por isso, Jaru não poderia deixar de participar dessa campanha”, afirmou a prefeita professora Sonia Cordeiro.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!