Centro de Saúde fornece tratamento para quem quer deixar de fumar

Centro de Saúde fornece tratamento para quem quer deixar de fumar

Centro de Saúde fornece tratamento para quem quer deixar de fumar

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Teve início na última segunda-feira (02), no Centro de Saúde Carlos Chagas, o programa de combate ao tabagismo.  Uma equipe multidisciplinar composta de nutricionista, médica, enfermeira, fisioterapeuta, assistente social e psicóloga, é responsável pelo grupo de apoio.

Cerca de 40 fumantes jaruenses estão fazendo o tratamento, que tem duração de seis meses. Os encontros acontecem de segunda a quinta-feira, a partir das 19h. Na oportunidade são oferecidas consultas de avaliação individual, além de medicamentos em forma de adesivos e gomas de mascar com nicotina.

Parar de fumar é fundamental para diminuir as chances de desenvolver enfisema pulmonar, câncer de pulmão entre outras doenças. No entanto, a dependência provocada pela nicotina produz grande desconforto físico e psicológico ao fumante, quando tenta deixar o cigarro, comprometendo a abstinência. Pesquisas indicam que 80% dos fumantes querem parar de fumar, mas apenas 3% conseguem sozinhos. Por isso  que é importante esse grupo de apoio.

Segundo a diretora do posto de saúde, Eva de Oliveira, em março abrirá mais 40 vagas.  “Todos aqueles que têm interesse de fazer tratamento para largar o vício de fumar, pode me procurar aqui”, explicou Eva.

De acordo com uma das participantes, a vida dela é outra agora. “Já faz três dias que não fumo nenhum cigarro. Tudo mudou. A alimentação agora tem gosto e respiro melhor”, frisou a mulher que fumava uma carteira de cigarros por dia.

"Sabemos da importância que são as políticas públicas de prevenção e de assistência para aqueles que querem parar de fumar. Por isso, Jaru não poderia deixar de participar dessa campanha”, afirmou a prefeita professora Sonia Cordeiro.

Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS