O Secretário de Agricultura Carlos Henrique e o Produtor Rural Ivanilto Silva Cunha realizaram uma viagem técnica ao Ranário Santa Clara, na cidade de Santa Isabel no interior de São Paulo.
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Descrita como uma fina iguaria pelos gregos, degustar a carne de rã é um hábito tão saudável quanto antigo. Com objetivo de fortalecer a criação de rãs no município e até mesmo no estado, a secretaria de agricultura de Monte Negro-RO (Sepagri) participou no último dia 14/2015 do Encontro Técnico de Ranicultura com o apoio da Prefeitura Municipal.
O Secretário de Agricultura Carlos Henrique e o Produtor Rural Ivanilto Silva Cunha realizaram uma viagem técnica ao Ranário Santa Clara, na cidade de Santa Isabel no interior de São Paulo.
O proprietário do ranário Wilson Luiz Cantiere, é formado em Biologia e tem Especialização em Organismos Aquáticos, e trabalha no setor a mais de 23 anos. Segundo ele, “criar rã não é fácil mais é um excelente negócio”. Segundo Wilson, a ranicultura é uma atividade relativamente nova no Brasil, mas que desperta interesse junto a produtores rurais e outros investidores, pelo grande potencial que apresenta, principalmente na produção de carne para o mercado local e internacional. Em acréscimo, parabenizou o interesse do produtor Ivanilto e a iniciativa da Secretaria de Agricultura em apoiar esta atividade, que para ele, irá trazer diversidade de produção, e principalmente desenvolvimento econômico e social para a agricultura do Município.
Para Ivanilto, produtor rural, residente na BR-421 de Monte Negro, esta visita é o início da realização de um sonho que o acompanha a mais de cinco anos, mas que não encontrava apoio suficiente para incentivá-lo no projeto de criação de rã. “Muitas pessoas tentavam me desanimar e muitas portas foram fechadas pra mim, mas hoje, encontrei o apoio que preciso e agradeço ao Prefeito Jair Miotto Júnior e ao Secretário Carlos pela grande ajuda e suporte, e espero agora contar com o apoio dos demais órgãos competentes para realizar o meu sonho”, disse o produtor.
O produtor rural Ivanilton já tem uma estrutura de barracão montada, e trouxe do Ranário Santa Clara 02 milheiros de girinos e 25 casais de matrizes. O Secretário se comprometeu em ajudar a desenvolver o projeto para a construção do abatedouro com o Selo do Estado, e a Secretária Adjunta de Agricultura de Estado Mary Braganhol se comprometeu em dar suporte com os equipamentos necessários.
Segundo o prefeito, o encontro foi importante para estimular a volta da criação em Rondônia. “A atividade de ranicultura no passado já foi bastante expressiva, mas nos últimos anos foi um pouco esquecida e o resgate deste tema foi muito importante para alavancar a ranicultura como alternativa de diversificação da atividade rural e de renda”, destacou o gestor.
O Ranário Santa Clara é o mais famoso do Brasil e, além de sua importância no cenário nacional, é também bastante visitado por pesquisadores e criadores de outros países.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!