Policiais e bombeiros militares comemoram conquistas salariais
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Depois de ser debatido desde 2014 pela Assembleia e por membros das corporações e seus familiares, o projeto foi votado favoravelmente. Uma das novidades é o fim do serviço voluntário, que era feito nos momentos de folga dos policiais, e cuja remuneração reforçava a renda familiar. O vice-governador Daniel Pereira afirmou que a vitória é fruto da união e do reconhecimento ao valor o setor tem para o estado.
Para o comandante da Polícia Militar, coronel PM Fernando Luiz Brum Prettz, a reorganização e remuneração são significativas: “O valor da classe é reconhecido e recompensado”. Prettz apontou o governador Confúcio Moura como o responsável pelas conquistas, porque acatou as demandas apresentadas. “Chegou ao fim o tempo em que as reivindicações eram conseguidas à custa a pressão e de quartéis fechados”.
Segundo o secretário adjunto da Casa Civil, Vitorino Cherque, apesar do momento de contingência vivenciado pelo estado a área de segurança não foi afetada, o que significa que o valor dos profissionais do setor é reconhecido. A confiança nas instituições foi o tema do pronunciamento do coronel bombeiro Lioberto Caetano. A valorização da área de segurança, segundo ele, veio no tempo certo. “Vamos avançar nas conquistas, mas, tudo será no momento correto”, concluiu.
Nágila Maria, representante da Associação das Esposas e Familiares dos Policiais e Bombeiros Militares, falou em nome das entidades de classe. Afirmou que pela primeira vez o comando da Polícia Militar chamou as associações para debater temas de interesse da categoria e previu novas vitórias.
“É coerente com a minha história”, disse o vice-governador Daniel Pereira, último orador. Ele destacou outros avanços obtidos favoravelmente para policiais e bombeiros militares quando cumpria mandato de deputado estadual. Na condição de servidor público, lembrou sua atuação no processo que culminou com a aprovação do projeto.
Empenho de todos
O vice-governador disse que até 2002, a PM tinha tratamento igual ao dado à Polícia Civil em relação aos salários. A correção não foi possível no ano passado por causa da legislação eleitoral, mas o governador Confúcio Moura determinou que fosse providenciado no início deste ano. “A conquista, afirmou, também se deve ao fato das categorias terem participado com o mesmo empenho.”
Participaram ainda do ato o ouvidor geral Vicente Moura, o deputado estadual Edson Martins, o deputado estadual eleito Cleiton Roque e o secretário da Segurança, Defesa e Cidadania, Antônio Carlos dos Reis.
A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.
Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!