Peritos criminais serão escalados para atender
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Depois de muita discussão, cobranças e protestos, o estado anunciou que colocará alguns peritos criminais a disposição para atender a demanda de Jaru e região.
Durante reunião com a prefeita professora Sonia e com o deputado Lazinho da Fetagro, na última sexta (16), o governador Confúcio Moura fez o compromisso. O chefe do executivo estadual garantiu que a Secretaria de Estado da Segurança e Cidadania (Sesdec) fará um cronograma de escalas para que tenha perito em Jaru, todos os dias.
A falta de perito é um problema que afeta os munícipes há vários anos. Vindos da cidade de Ariquemes, em alguns casos, os peritos demoraram mais de 10 horas para chegar ao local - já que eles também atendem em outros municípios. Essa demora provoca constrangimento a familiares e amigos das vítimas, além de comprometer a identificação de possíveis provas.
Há cerca de duas semanas, um adolescente foi vitima de homicídio, e a família, além da dor, teve que esperar 24 horas para ter o corpo liberado para o velório e sepultamento.
De acordo com a prefeita, a situação atual é desconfortável e reflete diretamente na dignidade humana. “A família diante da dor de perder um ente querido, se vê impotente por causa da omissão e do não cumprimento de direitos essenciais, assegurados pela Constituição Federal, que é a Segurança Pública”, ressaltou.
Contudo, agora com a escala desses profissionais, espera-se que o problema seja sanado. “Fico feliz que o nosso governador se sensibilizou e fez esse compromisso com Jaru”, concluiu a prefeita.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!