Implantação da SAMU já foi iniciada e complementará UPA

Todos os municípios que recebem uma Unidade de Pronto Atendimento – UPA, do Governo Federal, devem ativar o SAMU para atender o objetivo do projeto que é agilidade no atendimento do cidadão.

Implantação da SAMU já foi iniciada e complementará UPA

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Todos os municípios que recebem uma Unidade de Pronto Atendimento – UPA, do Governo Federal, devem ativar o SAMU para atender o objetivo do projeto que é agilidade no atendimento do cidadão.

Em Cacoal, a obra da Unidade está em fase de finalização e com isso as ações para implantação do SAMU já iniciaram. O Prefeito Franco Vialetto nomeou o especialista em UTI e instrutor Edson Marconi para coordenar os trabalhos no município. Marconi vem cedido pelo município de Ariquemes, onde auxiliou na implantação do SAMU, como também em outros municípios de Rondônia.

Em sua chegada ao município de Cacoal, Marconi participou do programa do prefeito na Rádio Samaúma, do programa Cacoal Urgente na TV Band e ainda de diversas entrevistas para a imprensa, explicou que em Cacoal a UPA vem para ser a parte central desse atendimento que prestará serviços em mais cinco municípios com sub-sedes, sendo: Primavera, São Felipe, Ministro Andreazza, Espigão do Oeste e Pimenta Bueno.

“Na nossa base central em Cacoal contaremos com um atendente, um rádio operador, técnico de regulação médica e de um a dois médicos que farão plantão diariamente para orientação por telefone, pois enquanto nossa equipe se desloca até o local solicitado, por telefone são repassadas informações de ações que podem salvar a vida do paciente. Enquanto isso, a equipe se desloca até o local em uma Unidade Móvel que é considerada uma espécie de mini-hospital. Os profissionais que seguem nesse veículo são treinados para esse serviço específico. A equipe é formada por enfermeiro, técnico e médico. O paciente é atendido desde o primeiro contato via telefone, no local com a chegada da equipe, no trajeto dentro da Unidade Móvel, até dar entrada na UPA”, explicou.

O prefeito Franco Vialetto destacou os trabalhos que estão sendo realizados para que a UPA e o SAMU sejam colocados em atividade no município. “A construção da UPA é um trabalho de anos de luta, agora estamos entrando na conclusão da obra, depois partiremos para a próxima etapa que será equipá-la. Como essa obra é um projeto modelo do Governo Federal é de praxe que onde a UPA é implantada o SAMU também vem junto. Para nossa administração essa é uma grande conquista, pois sabemos que a agilidade no caso de um tiro, um esfaqueamento, um problema respiratório ou acidente, quanto mais rápido o atendimento, mais chances a pessoa terá de sobreviver ou de evitar sequelas”, disse.

A equipe de implantação do SAMU em Cacoal já iniciou os trabalhos e a previsão do inicio das atividades é ainda para o primeiro semestre de 2015. “Os trabalhos já estão adiantados, a obra da UPA está em fase de conclusão e com isso temos certeza que tudo será mais ágil e logo daremos inicio aos serviços”, concluiu Marconi.

Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS