Em reunião na última quinta-feira (15), representantes indígenas e assessores do governo estadual firmaram parceria em busca de solucionar os problemas da educação indígena.
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Em reunião na última quinta-feira (15), representantes indígenas e assessores do governo estadual firmaram parceria em busca de solucionar os problemas da educação indígena.
Lideranças também apresentaram reivindicações para atendimento a curto, médio e longo prazos. Em resposta à solicitação do funcionamento do ensino de nível médio nas aldeias, a gerente de Educação da Seduc, Angélica Ayres,informou que há escassez de professores habilitados para atuar em escolas indígenas. No entanto, afirmou que existe projeto da Seduc, aprovado no Conselho Estadual de Educação, para que as aulas sejam ministradas via satélite.
De imediato, segundo ela, a Seduc vai adotar um conteúdo premiado em nível internacional, o chamado Ensino Médio com Mediação Tecnológica, que foi testado com sucesso em outros estados brasileiros.
As aldeias receberão modernas antenas e demais equipamentos tecnológicos necessários. Terão ainda monitores especializados para fazer o acompanhamento do que for ensinado na transmissão. Conforme Angélica, o teste deste sistema será feito nos próximos dias em aldeias de Guajará-Mirim.
O secretário adjunto da Casa Civil, Vitorino Cherque, disse que o governador Confúcio Moura fortalecerá políticas voltadas aos povos indígenas. Por isso, segundo ele, o encontro desta quinta-feira é importante para colher as reais necessidades das aldeias.
O vice-governador , Daniel Pereira, listou as principais reivindicações dos líderes indígenas, frisando que todas as questões serão analisadas para criar uma agenda regular de atendimento dos pleitos.
Entre as principais solicitações estão melhorias de estradas, apoio para construção de moradias, parceria para desenvolvimento das atividades agrícolas sustentáveis, piscicultura, realização de congresso, fortalecimento da cultura indígena e participação de técnicos do governo na elaboração de projetos. O governo também garantiu que enviará técnicos para o encontro sobre proteção de terras indígenas, que ocorre de 20 a 23 deste mês, em Cacoal.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!