Moradores do Santa Rita se dedicam à bovinocultura leiteira
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Moradores do reassentamento Santa Rita, localizado a 54 quilômetros de Porto Velho, estão se dedicando à bovinocultura leiteira que tem rendido bons resultados e dez famílias já tem o leite como uma das principais fonte de renda.
Para incentivar os demais moradores, a Emater, com o apoio da Santo Antônio Energia, realizou um Dia de Campo destinado às comunidades de Santa Rita, São Domingos e entorno. Os participantes aprenderam sobre a importância do pastejo intermitente que recupera mais rapidamente a área de pastagem, se informaram sobre o enriquecimento da ração do gado, que é feito com soja, milho e outros produtos agrícolas, e sobre a importância da higiene na ordenha manual e mecânica. “Nosso foco é o manejo intermitente do pasto que otimiza seu aproveitamento e previne sua degradação precoce. Todo o conhecimento que os moradores estão obtendo aqui contribui para o aumento da produção de leite”, revela o Extensionista Rural da Emater, Joscinei Viana. Além das orientações divulgadas no Dia de Campo, a Emater garante outras assistências aos produtores como vacinação do gado e vermifugação.
O produtor Enoque de Abreu, de 41 anos, está se tornando modelo para os outros moradores do reassentamento Santa Rita. Ele tem 36 vacas com aptidão leiteira e revela que elas chegam a produzir uma média de oito litros de leite por dia que são vendidos no próprio reassentamento e na feira Sabor do Campo. “Tenho carinho por minha criação que é minha fonte de renda. Estou feliz e pretendo melhorar cada dia mais”, conclui.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!