A Prefeitura de Ariquemes, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsau), já está com E-SUS implantado na Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Marechal Rondon implantado desde o mês de outubro, como sendo a unidade piloto.
A Prefeitura de Ariquemes, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsau), já está com E-SUS implantado na Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Marechal Rondon implantado desde o mês de outubro, como sendo a unidade piloto. Já na UBS do Setor 09, a implantação já está em fase de conclusão e logo será iniciada a implantação no Programa de Agentes Comunitários de Saúde (PACS) Rural.
Segundo a equipe de atenção básica da Secretaria Municipal de Saúde, o prazo final dado pelo Ministério da Saúde é até o mês de julho de 2015, mas em Ariquemes, a estimativa é que todo o processo seja adiantado e até o mês de fevereiro de 2015, todas as Unidades Básicas de Saúde já estarão usando o e-SUS.
O e-SUS Atenção Básica (E-SUS AB) é uma estratégia do Departamento de Atenção Básica para reestruturar as informações da Atenção Básica em nível nacional. Esta ação está alinhada com a proposta mais geral de reestruturação dos Sistemas de Informação em Saúde do Ministério da Saúde, entendendo que a qualificação da gestão da informação é fundamental para ampliar a qualidade no atendimento à população.
A estratégia e-SUS, faz referência ao processo de informatização qualificada do SUS em busca de um SUS eletrônico. Vale salientar que todos os consultórios das UBS's serão informatizados para o bom andamento do sistema.
Para aprimorar e agilizar o atendimento, os Agentes Comunitário de Saúde, passarão, em breve a utilizar tablet em suas visitas, onde todo os dados vão direto para o novo sistema. Hoje Ariquemes conta com 117 Agentes Comunitário de Saúde, e para viabilizar o uso dessa nova tecnologia, a Semsau adquiriu 160 tablet para assim permitir toda a agilidade que o novo sistema permite ter.