Agricultores reassentados recebem prêmio do Consórcio Santo Antônio Energia
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Nesta quarta feira (10) os agricultores dos reassentamentos criados para abrigar os antigos moradores das margens do Rio Madeira, tiveram um dia de festa com muitos prêmios e palavras de reconhecimento. Da premiação constavam motocicletas, eletrodomésticos, e máquinas agrícolas.
Os reassentamentos de Santa Rita, Morrinhos e São Domingos receberam agricultores que antes viviam na área atingida pelo lago da hidroelétrica de Santo Antônio, alguns moravam próximo do local da obra e outros distribuídos na margem, rio acima, até o final do projeto da reforma agrária Joana Dar’c.
Para compensar os produtores pelas áreas perdidas para a represa da hidroelétrica, o consórcio construtor providenciou a compra de terras para reassentar as famílias de agricultores e contratou a Emater-RO, instituição do governo estadual vinculada à Secretaria de Agricultura, para prestar assistência técnica e orientar o desenvolvimento sócio econômico das famílias.
O evento realizado neste dia 10 de dezembro veio para coroar as ações técnico-didáticas executadas pelos extensionistas para promover o desenvolvimento das atividades econômicas, práticas ambientais e mudanças de comportamento social, que contribuem para a melhoria da qualidade de vida das famílias.
Durante 90 dias os produtores reassentados participaram de um projeto chamado Meu sitio, minha casa, minha vida, quem ama cuida. “Uma comissão composta por técnicos das entidades prestadoras de serviço nos reassentamentos avaliou a evolução da propriedade, desde o recebimento do lote pelo produtor até agora, considerando a adoção das técnicas orientadas, os cuidados sanitários com a produção, meio ambiente e estéticos com a propriedade como um todo”, disse o extensionista da Emater-RO, Janderson Rodrigues Dalazen.
Premiar os produtores mais bem avaliados foi uma forma de reconhecer o esforço das famílias que precisaram sair das propriedades onde estavam acomodadas para se desenvolver em outro espaço. Foram distribuídos mais de 50 prêmios em diferentes categorias avaliadas, as crianças participaram de um concurso de redação e ganharam bicicletas e matérias escolares.
Os agricultores que tiveram as 15 melhores colocações na avaliação de seus lotes receberam prêmios como lavadoras de pressão, pulverizadores costas motorizados, roçadeiras motorizadas, máquinas de lavar roupa, geladeiras, frízeres, e motocicletas. Em terceiro lugar na classificação geral ficou a propriedade do casal Jose Alves Dutra e Maria Aparecida, em segundo lugar Domingos Araújo e Jocélia de Sousa ambos os casais ganharam uma motocicleta BIZ, e o primeiro lugar ficou com o casal de agricultores do reassentamento São Domingos, Antônio Varini dos Santos e Lídia Oliveira que receberam uma motocicleta FAM 125CC.
O contrato celebrado entre o Consórcio Santo Antônio Energia e a Emater-RO, para prestar assistência aos reassentados, tem prazo de vigência de três anos, encerrando-se no início do mês de janeiro de 2015, mas o fim do contrato não deve interromper o atendimento aos agricultores porque o governo de Rondônia vai assumir este serviço através de outros programas estaduais já existentes, e executados pela própria Emater-RO, disse Marcio Milani, gerente regional da Emater-RO.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!